Posto avançado terá funcionários da Embrapa, Fiocruz e Agência ABC para ampliar acesso e agilizar pedidos de apoio de países africanos ao Brasil em áreas como pesquisa agrícola e meio ambiente.
O Brasil terá em Adis Abeba, capital da Etiópia, um posto avançado para agilizar pedidos de apoio de países africanos nas áreas de pesquisa agrícola, educação, saúde, meio ambiente e ciência e tecnologia. A criação deste posto, que irá trabalhar em cooperação com a União Africana, foi prometido pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso na sede da instituição, em Adis Abeba, em fevereiro deste ano. O Ministério das Relações Exteriores confirmou à ANBA nesta quinta-feira (22) que a instalação deste escritório já está sendo discutida dentro do governo brasileiro.
O Itamaraty afirmou que a ideia do escritório é dar mais “celeridade” às ações do Brasil junto aos países da União Africana e fortalecer os laços com o continente. O País não tem, atualmente, outros postos deste tipo em outros continentes.
O escritório brasileiro irá atuar junto à embaixada em Adis Abeba e em contato com a União Africana, informou o Itamaraty. Terá funcionários da Agência Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), que é um órgão vinculado ao Itamaraty, e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição ligada ao Ministério da Saúde que desenvolve pesquisa, divulgação e promoção de ações de saúde e conhecimento científico.
O Itamaraty informou que ainda não há uma data para a abertura deste posto avançado porque o tema está em análise nas instituições que terão funcionários alocados nele. Fiocruz, Embrapa e Agência ABC analisam os desafios e necessidades de infraestrutura e orçamento para atuar no escritório.
Lula visitou a África em fevereiro
Quando esteve na Etiópia, Lula defendeu uma ampla cooperação entre o Brasil e a África, disse que a multipolaridade é um componente intrínseco e bem-vindo do século 21 e afirmou que sem os países em desenvolvimento não será possível que se obtenha um ciclo de crescimento global que combine também redução das desigualdades e preservação ambiental. União Africana é a organização que promove a integração dos países africanos. Ela conta com 55 membros.
Fonte: ANBA