O uso de infraestrutura inteligente para democratizar o acesso à rede 5G pelos municípios brasileiros foi o tema da audiência que reuniu, nesta segunda-feira (dia 07/03), em Jerusalém, o presidente da ABDI, Igor Calvet; os ministros das Comunicações de Israel, Yoaz Hendel, e do Brasil, Fábio Faria; além dos executivos da Juganu, da Qualcomm, da Nokia, e os diretores do Parque Tecnológico São José dos Campos. A expansão do 5G foi o principal tema das agendas. A comitiva também visitou a empresa Elbit Systems sempre com o apoio do embaixador do Brasil em Israel, Gerson Menandro Garcia de Freitas e do ex-embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley.
Na reunião, o presidente da ABDI, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, apresentou o projeto Conecta 5G, que vai permitir aos municípios o acesso rápido e facilitado à quinta geração móvel. Também explicou como a iniciativa da Agência poderá contribuir com a geração de negócios tanto nas cidades quanto nas empresas a partir da expansão da rede 5G, com impactos importantes para a economia, o desenvolvimento tecnológico local e a produtividade das empresas.
O Conecta 5G vai testar o uso de luminárias inteligentes com antenas 5G integradas, que representam uma solução de infraestrutura urbana para a questão das antenas necessárias para a captação da rede 5G.
As luminárias inteligentes, idealizadas pela ABDI, em parceria com o Parque Tecnológico São José dos Campos, foram desenvolvidas pela Juganu, em parceria com a Qualcomm e a Nokia. São equipamentos desenhados exclusivamente para o projeto.
“É uma solução para democratizar o uso de 5G pelos municípios brasileiros. Nossa conversa foi muito produtiva, e temos a certeza de que ambos os países estão querendo desenvolver casos de usos do 5G, trazendo para a população uma maior proximidade com essa tecnologia”, afirmou Igor Calvet.
Também participaram da reunião com o ministro das Comunicações de Israel, além de Fábio Faria (MCom) e Igor Calvet (ABDI), o Secretário de Telecomunicações, Artur Coimbra de Oliveira (MCom); o Diretor Geral do Parque Tecnológico São José dos Campos, Jeferson Cheriegate; o Diretor de Novos Negócios do Parque, Marcelo Nunes; o embaixador do Brasil em Israel, Gerson Menandro Garcia de Freitas; e o Gerente da Unidade de Novos Negócios da ABDI, Tiago Faeirstein. Estavam presentes o CEO Latam da Qualcomm, Luiz Tonisi; a Vice-Presidente/Relações Governamentais Latam da Qualcomm, Francisco Soares; CTO Latam da Nokia, Wilson Cardoso; CEO Juganu, Eran Bem-Shmuel; CEO Juganu no Brasil, Bruno Gemus; CFO Juganu, Keren Hillel; e o Head of Marketing da Juganu, Adi Yazdi.
Visita à Elbit Systems – No domingo (dia 06/03), a ABDI visitou a empresa Elbit Systems, em Netania (Israel). No encontro, o presidente da ABDI propôs o desenvolvimento de um caso de uso de 5G, com foco em segurança pública, utilizando sistemas integrados de monitoramento com drones de alta performance. A proposta é que a solução possa integrar o projeto Conecta 5G, que levará, inicialmente, luminárias inteligentes com antena de quinta geração móvel integrada a 12 municípios brasileiros este ano. Também poderá ser incorporada ao monitoramento inteligente realizado nas fronteiras do Brasil com o Paraguai e com a Venezuela, por meio do projeto FronteiraTech, da ABDI.
“Conectividade e infraestrutura em cidades são importantes para a transformação digital das empresas. Por isso, começamos a desenvolver projetos voltados a cidades inteligentes, incluindo controle inteligente de fronteiras, em parceria com as forças de segurança brasileiras. São pilotos que visam a demonstrar aplicação real de tecnologias para guiar as decisões a serem tomadas, com base em evidências. Estamos interessados em desenvolver pilotos com drones, por isso procuramos a Elbit”, explicou Calvet aos executivos da empresa.
A fabricação de drones com alta autonomia de voo, captação de dados e imagens e uso de inteligência artificial é uma das especialidades da indústria israelense, que atua no mercado internacional de defesa (aérea, naval, terrestre) com sistemas de ponta em comunicação, cibersegurança, inteligência artificial e soluções em rádio. Os executivos apresentaram durante a visita o C4I and Cyber, área que concentra a estratégia de integração de dados gerados por tecnologias e sistemas operados por soldados e ou por robôs, além de plataformas de monitoramento aéreo e rádio.
Participaram do encontro, pela empresa, os executivos Joseph Nemesh (Senior Vice President of Internacional Marketing and Business Development), Yehu Ofer (Vice President of Business Development, Marketing and Sales) e Jessica Malki (Sales Director). Do Brasil, estiveram presentes, além do presidente da ABDI, Igor Calvet, o Gerente da Unidade de Novos Negócios da Agência, Tiago Faeirstein, o Diretor Geral do Parque Tecnológico São José dos Campos, Jeferson Cheriegate, e o Diretor de Novos Negócios do Parque Tecnológico São José dos Campos, Marcelo Nunes.