Raquel Pires
Ceviche de camarão, caçarola de mariscos, sopa de batata com queijo, abacate e tortilhas de carne de porco e chocolate. Essas são apenas algumas das iguarias daquele país, que celebra a sua culinária com o Festival Gastronômico Fusão dos Sabores e Cultura do Equador, realizado em Brasília, no restaurante Dalí Cozinha Peruana, no Brasil 21. O evento, que tem o apoio da Embassy e do Dudu Bar, onde um jantar especial ocorre hoje (28).
O lançamento do festival, na última segunda-feira (25), foi feito para imprensa e membros do corpo diplomático, que tiveram a oportunidade de ver em primeira mão a preparação dos pratos pelo chef Dimitri Hidalgo Miño. Presidente da Rede Acadêmica Gastronômica do Equador, Minõ também é representante do Equador em reuniões latino americanas de Chefs, além de já ter participado de 48 festivais de cozinha equatoriana ao redor do mundo.
A oportunidade de divulgar a cozinha equatoriana foi ressaltada pelo chefe, que agradeceu a oportunidade e frisou que a culinária do país é muito diversa e com muito produtos bons. “Nós temos a costa do pacifico com o clima quente que nos permite ter um dos melhores camarões do mundo e você vão provar agora”, afirmou.
Dimitri também listou uma série de outros locais em que o país consegue extrair bons produtos, como as montanhas em que é possível se obter uma série de tubérculos disponíveis, como a batata, “também temos uma parte da Amazônia e galápagos”, pontuou.
O embaixador Diego Antonio Rivadeneira Espinosa também enalteceu a gastronomia do Equador e frisou o objetivo da embaixada de “levar o Equador para o mundo”. O diplomata garantiu que as delícias do país vão surpreender o público brasiliense. “Nós já divulgamos nossos produtos como o camarão, o milho, o atum e a batata em São Paulo, mas achamos importante fazer isso aqui em Brasília também”, disse o diplomata. Segundo Ribadeneira, alimentos produzidos no Equador já podem ser encontrados em supermercados do Brasil.
Durante o evento, o público presente no lançamento teve a oportunidade de entrar ainda mais no clima equatoriano, ao acompanhar uma exposição de Chapéus equatorianos pela empresa de importações de chapéus Arte Equador – e a música ficará por conta do cantor Andrés López Gómez.
As atrações estarão disponíveis durante todo o evento, que contará também com uma mesa de degustação do chocolate orgânico Pacari, eleito o melhor do mundo pela International Chocolat Awards.