A intensificação deliberada da China com várias formas de postura militar direcionadas a Taiwan significa realmente grande perigo para a ilha?
Ações provocativas da China já representaram um desafio à ordem internacional e interromperam a paz e estabilidade em todo o Estreito de Taiwan e na região. Em particular, o Exército de Libertação do Povo Chinês anunciou exercícios militares iminentes de fogo real e alertou aeronaves e embarcações de outros países para não entrarem no espaço aéreo e nas águas designadas. Essas ações tiveram um impacto ainda mais grave no comércio internacional e na ordem jurídica internacional.
A população de Taiwan está unida para enfrentar este perigo?
As democracias devem estar unidas e trabalhar juntas para resolver os conflitos da China, e gostaria de dizer ao público que pretende viajar para Taiwan que Taiwan é uma nação insular segura, apesar de ser ameaçada há muitos anos por um vizinho poderoso, hegemônico e hostil … Nós sobrevivemos e vivemos bem. Por favor, não se preocupe muito. Taiwan sempre recebe amigos de todo o mundo de braços abertos.
Já existe a possibilidade deste perigo tornar-se internacional? Que tipo de apoio o governo de Taiwan espera?
Taiwan sempre abriu suas portas para delegações de países amigos, como o parceiro estratégico do meu país, os Estados Unidos. Além disso, como a presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, enfatizou, os Estados Unidos continuam a se opor a mudanças unilaterais no status quo. Os Estados Unidos estão agora unidos com Taiwan mais do que nunca. Os tempos importam, porque o mundo está enfrentando uma escolha entre autocracia e democracia. Depois de chegar a Taiwan, Pelosi disse que “a visita desta delegação do Congresso a Taiwan representa o apoio inabalável dos Estados Unidos à vigorosa democracia de Taiwan”. As discussões entre os líderes taiwaneses se concentrarão em reafirmar o apoio a Taiwan e promover interesses comuns, incluindo a promoção de uma região do Indo-Pacífico livre e aberta, expressando que os Estados Unidos apoiarão firmemente Taiwan e incentivando os líderes de outros países a visitarem Taiwan, que é a cara de um país democrático. A solidariedade que deve ser claramente demonstrada à comunidade internacional numa atitude em relação à hegemonia da China.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores menciona sobre impacto ainda mais grave no comércio internacional e na ordem jurídica internacional. Quais seriam esses impactos?
Taiwan se tornou um grande fornecedor de chips globais e desempenha um papel fundamental. os chips do meu país têm uma participação de mercado global de 63%, e apenas os chips produzidos pela gigante de tecnologia do meu país TSMC (TSMC) representam 54% do mercado global e os chips mais sofisticados do mundo. 92% dos chips. A presidente Tsai Ing-wen de nosso país sempre afirmou com firmeza que, diante das ameaças da China, a perda de Taiwan não será apenas uma catástrofe para o povo de Taiwan, mas também desintegrará a arquitetura de segurança que manteve a paz e notáveis desenvolvimento econômico por mais de 70 anos. Como disse o presidente Tsai: “Se Taiwan cair, será um desastre para a paz regional e o sistema de aliança democrática, impactará o comércio internacional e desestabilizará todo o Pacífico Ocidental”.
Na opinião do senhor, como se alcançaria a paz nesta região?
A invasão da Ucrânia pela Rússia não é apenas uma preocupação europeia, mas também uma preocupação global. Tais eventos lamentáveis e preocupantes levantam preocupações para Taiwan, que também se sente ameaçada por um vizinho poderoso, hegemônico e hostil. Taiwan sempre entendeu que o risco de guerra existe e pode acontecer, como aconteceu na Ucrânia, com mais de dezenas de milhares de vítimas e milhões de pessoas deslocadas e transformadas em refugiados. Os fatos nos ensinam uma lição cruel, e o que aconteceu na Ucrânia também pode acontecer em Taiwan. Sabemos que há um confronto militar entre China e Taiwan, assim como Davi e Golias, o gigante, mas acreditamos que essa metáfora bíblica se tornará realidade e que Taiwan, por menor que seja, acabará conseguindo derrotar o regime hegemônico chinês.