• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quarta-feira, 27 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Artigos

A cultura na relação econômica Brasil-países árabes

por Liz Elaine
7 de julho de 2021
em Artigos
Tempo de Leitura: 5 mins
A A

A cultura possui uma importância significativa nas relações econômicas entre os países árabes e o Brasil, o que vai além dos valores que normalmente  regem as relações entre outras nações. Nos países árabes, os produtos do Brasil contam com a preferência dos consumidores por motivos relacionados ao elevado grau de afeto que os cidadãos árabes têm por esse País, e ao histórico das relações, repleto de posicionamentos políticos de apoio às questões árabes, especialmente a Causa Palestina. Mas, até que ponto podemos investir nessa particularidade como fator imprescindível para o aumento do intercâmbio comercial do Brasil com os países árabes e na promoção de investimentos conjuntos entre os dois lados?

Quanto ao Brasil, o fato de 6% dos brasileiros serem de origem árabe abre as portas para se considerar o impacto desse grande contingente de cidadãos no desenvolvimento das relações econômicas com o mundo árabe, dado ao conhecido papel ativo dessa comunidade nas mais diversas áreas no Brasil, como política, econômica e social, além de seu elevado nível de instrução.

O que significa o fato de o consumidor árabe preferir o produto brasileiro a outros? Como isso pode ser empregado no desenvolvimento das relações econômicas entre árabes e brasileiros?

Em primeiro lugar, para que possamos chegar a um modelo científico preciso, é necessário um estudo sobre as tendências do consumidor árabe, os fatores que determinam suas escolhas e as considerações que o levam a preferir certos produtos, considerando a sua origem. Esse modelo serviria para que o fabricante, o exportador e o investidor brasileiro o aproveitem a fim de potencializar as oportunidades de comercialização da commodity brasileira e neutralizar os obstáculos que possam impedir seu escoamento para os mercados árabes, inclusive a concorrência dos principais exportadores, liderados pela China, e determinar a vantagem comparativa dos bens e produtos capazes de competir a partir dessa análise. O estudo terá que priorizar a promoção de produtos brasileiros que ainda não tiveram acesso ao mercado árabe, mas que podem competir com seus congêneres de outros países, incluindo, mas não se limitando, aos cosméticos de origem brasileira.

Em segundo lugar, é preciso superar a barreira da distância geográfica, conforme a proposta de parceria estratégica, anteriormente apresentada, incluindo os principais portos do Mediterrâneo e o estabelecimento de polos industriais nessas regiões, com projetos conjuntos.

Em terceiro lugar, as considerações anteriormente mencionadas devem ser munidas pelo fortalecimento da presença cultural do Brasil nos países árabes, que é bem-vinda antecipadamente pelo consumidor árabe, instalando centros culturais brasileiros em alguns países árabes, a serem escolhidos em etapas, de acordo com o mercado-alvo. Esses centros seriam viáveis para divulgar a língua portuguesa e a cultura brasileira, assim como fazer o marketing midiático do produto brasileiro, criando um ambiente propício para que os produtos brasileiros possam competir com produtos concorrentes, com vantagem.

 

Do lado brasileiro, as raízes árabes, representadas por 11,6 milhões de brasileiros de origem árabe, impõem a necessidade de empregar o fator cultural no fortalecimento das relações entre árabes e brasileiros nos mais diversos segmentos, principalmente o econômico. Vamos começar pelo fator psicológico: o fato de as mercadorias brasileiras terem, em princípio, uma vantagem preferencial junto ao consumidor árabe deve constituir uma motivação relativa para o exportador brasileiro de origem árabe explorar oportunidades de investimento nos mercados árabes.

Talvez o aspecto mais importante do emprego da dimensão cultural no fortalecimento das relações econômicas seja o investimento do fator cultural na economia e do fator econômico na cultura. São dois aspectos mais entrelaçados do que quaisquer outros no cenário brasileiro. E daí surge a necessidade de investimentos árabes-brasileiros conjuntos no mercado brasileiro, que reúne mais de 210 milhões de habitantes, e que representa uma porta de entrada para muitos países da América do Sul.

Áreas de emprego da cultura no desenvolvimento das relações econômicas entre árabes e brasileiros:

Educação, tanto escolar quanto universitária

O ensino da língua árabe e a difusão da cultura árabe são dois eixos importantes para o emprego da cultura no estreitamento das relações econômicas e do emprego da economia a serviço da cultura. O campo mais amplo dessa equação se encontra no aspecto midiático, como o projeto de lançamento de um canal via satélite de língua árabe, publicação de documentários, filmes cinematográficos e séries em árabe traduzidos, em uma primeira fase, e dublados para o árabe, posteriormente, reforçando dessa forma o ensino e a aprendizagem da língua árabe, de forma a garantir quadros competentes capazes de responder às tarefas de tradução e dublagem. Esses programas e materiais cinematográficos e televisivos devem ser atrativos para o telespectador brasileiro e para o árabe-brasileiro em particular, proporcionando-lhe material cultural sobre a história e os principais temas de seu país, sua vida social atual e passada, da qual ele viveu uma parte.

Plataforma Cultural Digital Árabe Brasileira

A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira lançou recentemente o projeto da plataforma cultural árabe-brasileira, Casa Árabe, que é um projeto importante e prioritário, pelo seu custo relativamente baixo e alto retorno, abrindo caminho para o que se discutia anteriormente sobre emprego da cultura a serviço da economia, e vice-versa, desenvolvendo programas de ensino de árabe e português e divulgando as culturas árabe e brasileira nos dois universos. Nesse sentido, é possível perceber a experiência chinesa em lançar plataformas culturais com diversos países, inclusive alguns árabes, que incluem o ensino das línguas árabe e chinesa, e a divulgação da cultura chinesa em um caminho paralelo à expansão de suas exportações para os mercados árabes, entre outros.

Fortalecimento dos programas mútuos para o ensino das línguas árabe e portuguesa

Programas e cursos oferecidos pelos Ministérios das Relações Exteriores dos países árabes e do Brasil, bem como universidades e instituições acadêmicas, poderão contribuir para o estreitamento das relações bilaterais entre os países árabes e o Brasil. A introdução desses programas na qualificação de diplomatas e funcionários que atuam nas áreas comercial, econômica e de promoção de investimentos, terá um peso significativo e altamente eficaz.

Conclusão:

O caminho mais fácil para concretizar as ideias acima é que a iniciativa privada dos países árabes e do Brasil sejam parceiras na adoção de muitos desses projetos e de uma perspectiva lucrativa. Conforme mencionado anteriormente, a visão desse trabalho é baseada na utilização econômica da cultura e se beneficiando dela para o fortalecimento das relações econômicas árabes-brasileiras e a consequente cooperação em outras áreas.

O fato de o setor privado assumir essa tarefa nos países árabes e no Brasil não significa excluir o papel oficial dos governos, pelo contrário, a adoção dessa tarefa no plano oficial é a base para o lançamento de qualquer plano cultural que contribua para o desenvolvimento das relações econômicas entre os países árabes e o Brasil. A parceria entre os setores público e privado desses países terá um papel fundamental no sucesso de quaisquer projetos nesse sentido.

O embaixador Qais Shqair é chefe da missão da Liga Árabe no Brasil

 

Tags: BrasilCulturaPaíses ÁrabesQais Shqair
Notícia Anterior

Presidente do Haiti é assassinado a tiros

Próxima Notícia

Arquitetos participam de evento mundial

Notícias Relacionadas

Artigos

Embrapa Agroenergia, 20 anos de ciência para a bioeconomia

26 de maio de 2026
Artigos

Academia de honrarias presta homenagem ao empreendedorismo

14 de maio de 2026
Artigos

Quando a narrativa vira território, diplomacia sem estratégia é improviso

7 de maio de 2026
Próxima Notícia

Arquitetos participam de evento mundial

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Embaixador do Japão é condecorado em Goiás - Nog Embaixador do Japão é condecorado em Goiás -

Noguchi Yasushi recebe medalha da assembleia legislativa do estado

O embaixador Noguchi Yasushi foi agraciado, no último sábado (23/5), com a Medalha de Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO), a mais alta honraria concedida pela casa.

A medalha foi entregue pelas mãos do Deputado Estadual Delegado Eduardo Prado, autor da proposta da homenagem. O tributo é um reconhecimento da ALEGO às relevantes missões internacionais realizadas pelo embaixador e sua expressiva atuação no fortalecimento das relações bilaterais entre Japão e Brasil.

Na mesma cerimônia, a ALEGO também concedeu a medalha de mérito à Ricardo Shimabukuro, presidente da Associação Nipo Brasileira de Goiás (ANBG), além de prestar homenagem a 120 pessoas ligadas à entidade, que completa 70 an...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/embaixador-do-japao-e-condecorado-em-goias/

#ALEGRO #Câmara #Condecoração #Goiás #Japão #legislativa #Medalha #NoguchiYasushi
Embrapa Agroenergia, 20 anos de ciência para a bio Embrapa Agroenergia, 20 anos de ciência para a bioeconomia -

Avançam as interfaces da produção agropecuária com outros setores da economia, exigindo novas abordagens científicas, maior integração de conhecimentos e arranjos institucionais mais complexos 

Maurício Antônio Lopes — pesquisador e ex-presidente da Embrapa

A trajetória da pesquisa agropecuária no Brasil é, em grande medida, uma história de sucesso construída a partir do enfrentamento aos desafios agronômicos típicos dos sistemas de produção vegetal e animal. Ao longo de décadas, ganhos expressivos de produtividade e eficiência foram alcançados com base no domínio de fatores como solo, clima, genética e manejo. Esse processo estruturou uma agricultura altamente competitiva em ambientes tropicais e projetou o Brasil como referência internacional em agricultura tropical, com contribuição relevante para a segurança alimen...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/embrapa-agroenergia-20-anos-de-ciencia-para-a-bioeconomia/

#agroenergia #agropecuária #Bioeconomia #Ciência #Economia #Embrapa #MaurícioAntônioLopes
Brasil e Líbano ampliam trocas comerciais - No a Brasil e Líbano ampliam trocas comerciais -

No acumulado deste ano, tanto exportações quanto importações estão em crescimento em relação a 2025. Corrente de comércio soma US$ 171 milhões.

Exportações e importações do Brasil com o Líbano registram expansão entre janeiro e abril deste ano em comparação com o mesmo período de 2025. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) organizados pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, nos quatro primeiros meses do ano, o Brasil exportou US$ 170,8 milhões ao Líbano, em alta de 8,1% na comparação com os quatro primeiros meses do ano passado.

As importações somam US$ 842 milhões, em alta de 39,2%. O saldo é superavitário ao Brasil em US$ 169,9 milhões e a corrente de comércio soma US$ 171,6 milhões.

Os principais prod...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/brasil-e-libano-ampliam-trocas-comerciais/

#Brasil #comércio #Exportação #importação #Líbano
Cazaquistão discute cooperação na agricultura e na Cazaquistão discute cooperação na agricultura e na pecuária com o Brasil -

Embaixador Bolat Nussupov se reúne em ministério para negociar implementação prática de acordo bilateral

O embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, e o Secretário de Cooperação Ministério de Agricultura e Pecuária, Augusto Billy, se reuniram, nesta terça-feira (26), tendo como ponto principal do encontro as negociações da implementação prática do Memorando de Entendimento e Cooperação na área de agricultura e pecuária. O documento foi assinado em 11 de maio deste ano em Astana, entre o Ministério da Agricultura do Cazaquistão e o Ministério Federal da Agricultura e Pecuária do Brasil.

Nussopov e Billy discutiram as possibilidades de criação, entre os dois países, de um Grupo de Trabalho conjunto, composto por representantes dos ministérios e órgãos competentes de ambos os países, bem como de associaçõe...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/cazaquistao-discute-questoes-de-cooperacao-nas-areas-da-agricultura-e-da-pecuaria/

#Agricultura #BolatNussupov #Brasil #Cazaquistão #Embaixador #ministério #Pecuária #secretário
Dia da África: Brasil amplia agenda de integração Dia da África: Brasil amplia agenda de integração com o continente -

País faz acordos com Angola, Nigéria, Moçambique e África do Sul

Esta segunda-feira (25) marca o Dia da África, continente com o qual o Brasil tem intensificado as relações no atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O movimento faz parte de um esforço para diversificar os parceiros comerciais, além de reforçar laços culturais, diplomáticos, científicos e históricos com os africanos.

Lula fez sete viagens à África na atual gestão, sendo duas à África do Sul, além de Angola, São Tomé e Príncipe, Egito, Etiópia e Moçambique. Nos últimos três anos, o Brasil tem firmado acordos com países africanos em áreas como agricultura, aviação civil, defesa, saúde, educação, turismo, entre outros.

Pelo outro lado, Lula recebeu neste mandato, em Brasília, seis chefes de Es...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/dia-da-africa-brasil-amplia-agenda-de-integracao-com-o-continente/

#África #ÁfricadoSul #Angola #Brasil #integração #LuizInácioLuladaSilva #Lula #Moçambique
Comissão Brasil-Rússia realiza sessão plenária em Comissão Brasil-Rússia realiza sessão plenária em Brasília -

Embaixadora Maria Laura da Rocha preside evento onde se discutiu a expansão de parcerias em diversos setores. O investimento russo acumulado no Brasil atingiu aproximadamente US$ 2 bilhões

Embaixadora Maria Laura da Rocha, e o Ministro Maksim Reshetnikov

A Secretária-Geral das Relações Exteriores do Brasil, Maria Laura da Rocha, e o Ministro do Desenvolvimento Econômico da Rússia, Maksim Reshetnikov presidiram, nesta segund...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/comissao-brasil-russia-realiza-sessao-plenaria-em-brasilia/

#Brasil #Brasília #COMISSÃO #MaksimReshetnikov #MariaLauradaRocha #ministro #plenária #Rússia
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In