O Sri Lanka ocupa uma posição de destaque no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre outros países do sul da Ásia na região, com mão de obra qualificada, capacidade bilíngüe e alto conhecimento de informática. Em entrevista exclusiva à Embassy Comunicação, o novo embaixador Sumith Dassanayake convida turistas do Brasil e de outros países da América do Sul a visitar o Sri Lanka, a “Pérola do Oceano Índico”, para desfrutar de suas belezas naturais e outras diversas atividades relacionadas ao turismo.
O Sri Lanka foi reconhecido como o melhor destino de bem-estar do mundo em 2021 pelo Global Wellness Institute, que foi destacado pela CNN, BBC e Forbes como um local que não deve ser esquecido pelos turistas. Sumith Dassanayake também convida investidores estrangeiros a aproveitarem o enorme potencial de seu país. Leia agora a íntegra da entrevista.
O turismo do Sri Lanka fazia parte das melhores rotas do mundo em 2021. O que o país tem para mostrar aos turistas?
Deixe-me primeiro apresentar o Sri Lanka aos leitores da Embassy Comunicação. O Sri Lanka é uma nação insular com 65.610 Km2, no Oceano Índico, com 2.500 anos de uma história registrada enriquecida pelo Budismo. É também chamada de “Pérola do Oceano Índico”. A ilha está estrategicamente localizada no centro dele com fácil acesso por via aérea ou marítima.
De acordo com as crônicas históricas, nossos antigos reis mantiveram relações diplomáticas com o resto do mundo trocando cartas e delegações. Em 1505, as Províncias Marítimas da Ilha foram colonizadas pelos portugueses, curiosamente durante o mesmo período em que chegaram ao Brasil. Os portugueses foram substituídos pelos holandeses em 1658 e, posteriormente, os holandeses foram substituídos pelos britânicos em 1796. No entanto, em 1815, todo o país foi tomado pelos britânicos e eles governaram o país até ganharmos a independência em 1948.
Assim, a nação ou parte dela, esteve sob domínio colonial por quase 450 anos e durante este período nossos ancestrais lutaram contra esta ocupação. Durante este período, o país era denominado “Ceilão”. Em 1972, ele foi batizado de Sri Lanka. A plantação de chá foi introduzida no Ceilão pelos governantes britânicos e era comercializado com o nome de “Chá do Ceilão”. Atualmente, ele é considerado o melhor chá, também popular entre os estrangeiros como uma bebida saudável.
Além disso, é importante mencionar que a plantação de seringueira do Sri Lanka é originada das sementes de seringueira coletadas por Sir Henry Wickham no Brasil em 1875 e germinadas no Jardim Kew em Londres. É relatado que, em 1919, elas foram enviadas ao Sri Lanka para plantio em 1876. Desde então, a borracha natural produzida no Sri Lanka ganhou aclamação internacional.
Agora, deixe-me falar sobre o turismo no Sri Lanka. Sendo uma nação insular no oceano Índico, podemos oferecer uma variedade de coisas e atividades aos turistas em locais históricos, vida selvagem, flora e fauna, rica biodiversidade, turismo de aventura, ambiente pitoresco, comida rica picante, tratamento Ayurveda, spa, meditações espirituais, entre outras coisas.
Existem instalações de infraestrutura modernizadas para a indústria do turismo. hotéis e pacotes turísticos especiais são organizados para atender às necessidades orçamentárias dos turistas. Todas as medidas de segurança são garantidas para uma estadia segura e alegre dos turistas, contando com a presença de marcas líderes mundiais.
O Sri Lanka é reconhecido como um dos 34º hotspot de biodiversidade mundial – 16% dos animais e 23% das plantas encontradas no Sri Lanka são endêmicas do país. Belas praias de areia com atividades como surf, mergulho, canoagem, pesca e vela atraem os amantes do oceano. Temos o maior mamífero do oceano, a baleia, e também o maior mamífero da selva, o elefante. Floresta natural do Sri Lanka, a Reserva Sinharaja é uma região única no mundo. É de importância internacional e foi designada Reserva da Biosfera e patrimônio mundial pela UNESCO. É uma floresta virgem e a vasta cobertura florestal do Sri Lanka representa cerca de 30% de sua massa de terra. Também contamos com lindas cachoeiras, museus e deliciosas comidas marinhas.
Em certas épocas do ano, milhares de pássaros migrantes vêm de outros países para o Sri Lanka para desfrutar da vegetação exuberante e do clima quente do país. Você pode vê-los em nossos 14 parques nacionais de vida selvagem, especialmente no Parque Natural “Kumana”, que é designado para observação de pássaros. Em nossa capital Colombo, você ainda pode ver belas paisagens, rios, edifícios históricos e pontes da era colonial, etc.
Também temos algumas terapias, massagens com médicos tradicionais ayurvédicos. Eu diria que o Sri Lanka é um país fascinante nas suas origens, que tem todo o potencial turístico, toda a infraestrutura, é um paraíso para os turistas internacionais. Também pode ser notado que sendo um país pequeno, dentro de 4-5 horas, qualquer um pode viajar de uma ponta a outra pela estrada. O Sri Lanka foi reconhecido como um dos principais destinos de bem-estar do mundo em 2021 e que você não pode perder, pelo Global Wellness Institute, destacado pela CNN, BBC e Forbes.
É relatado que 50 por cento da população do Sri Lanka está vacinada contra Covid-19. Então, é seguro visitar o país?
Na verdade, mais de 75% da população do Sri Lanka já está vacinada. Somos um país seguro para viajar. Também a vacinação da geração mais jovem foi iniciada e a administração da terceira dose da vacina a adultos já foi iniciada. Concluiremos o processo de vacinação em janeiro de 2022.
Os turistas vacinados podem visitar o Sri Lanka agora e pacotes especiais de férias estão disponíveis para eles. Eles são bem-vindos para nos visitar. De acordo com o Relatório de Desenvolvimento Sustentável de 2021, o Sri Lanka melhorou a classificação global em sete lugares e agora está classificado na 87ª posição entre 165 países.
O terrorismo também trouxe insegurança ao Sri Lanka há alguns anos. Esta questão foi resolvida?
Desde 1983, os Tigres Tamil ou Tigres de Libertação do Tamil Eelam (LTTE) envolveram-se em atividades terroristas contra o Governo. O LTTE é considerada a organização terrorista mais cruel do mundo, que introduziu homens-bomba. A comunidade mundial pode se lembrar que ela assassinou não apenas cingaleses, mas também líderes estrangeiros, como o primeiro-ministro da Índia, Rajiv Gandhi. No entanto, em 2009, as forças do Governo derrotaram militarmente a organização terrorista e, desde então, a paz e a tranquilidade foram restauradas em todo o país.Fico feliz em observar que nenhuma bala foi disparada no país desde o fim do conflito terrorista em maio de 2009.
O que você poderia dizer sobre a economia do Sri Lanka, suas relações comerciais com outros países?
Somos o primeiro país da região a liberalizar a economia em 1978. Portanto, temos mais experiência em fazer negócios em um mercado mundial globalizado. Apesar das dificuldades financeiras, o governo apoiou continuamente a comunidade empresarial para que continuasse com seus negócios, mesmo em tempos turbulentos. Nossos principais parceiros comerciais são EUA, Europa, Austrália, Japão, Índia e China. Nossas marcas são mundialmente conhecidas por sua qualidade.
O setor de vestuário do Sri Lanka está atendendo consumidores preocupados com a qualidade em todo o mundo. Produtos pertencentes a marcas internacionais, como Victoria Secret, Gap, Next, Nike, Marks & Spencer etc., fornecidos e fabricados no Sri Lanka, amplamente conhecido como o centro da moda do Sul da Ásia.
As exportações de chá do Sri Lanka contribuíram com cerca de 12% do total das exportações do país. Em 2020, a receita de exportação foi registrada em US $ 1.240 milhões. Exportamos o melhor chá do mundo com o logotipo ‘Ceylon Tea’, que é muito popular em muitos países. Ele é de grande importância para nossa economia. Exportamos chá para Europa, Oriente Médio e Estados Unidos. Nosso chá é muito popular nesses países. O chá agora é considerado uma bebida saudável.
Somos ainda o melhor produtor de canela natural do mundo, conhecida como “Canela do Ceilão” (foto). Nossos produtos têm grande demanda de diversos países da América do Sul como México, Peru, Chile e Argentina.
Outra coisa importante para atrair investimento estrangeiro é o Projeto de Cidade Portuária. Queremos levar os empresários brasileiros a conhecer nossas facilidades para investir no Sri Lanka, onde inúmeras facilidades inclusive benefícios fiscais são outorgadas. Existem mais oportunidades de investimento disponíveis em diversos setores, como pecuária, laticínios, plantação e produção de açúcar, farmacêutico, etc. onde o Brasil tem expertise e conhecimento. As propostas são formalizadas, de forma eficiente, pelas agências governamentais.
Além disso, desenvolvemos uma nova área próxima ao Distrito Central de Negócios da vibrante capital comercial do Sri Lanka, ‘Port City Colombo’ (foto), uma zona econômica especial e centro financeiro internacional, que foi construída em terrenos recuperados. Este é um dos projetos mais importantes desse tipo na região do Sul da Ásia. Desenvolvemos a nova cidade, ‘Port City’ para atrair investimentos estrangeiros, adjacente a Galle Face, Colombo.
Agora estamos convidando empresas internacionais, especialmente do Brasil e da América do Sul, para investir nesta nova área de operações bancárias e financeiras, serviços e tecnologia, etc. Os portos do Sri Lanka poderiam ser usados para exportar produtos brasileiros para a região da Ásia-Pacífico. A cidade portuária seria uma porta de entrada ideal para a realização de atividades empresariais modernas na região, por meio da qual se poderia ir de leste a oeste, aproveitando as vantagens da posição geográfica do Sri Lanka no mapa mundial.
Que tipo de negócio o Sri Lanka está fazendo com o Brasil?
O Brasil exporta açúcar, tecido de algodão, couro, soja, entre outros produtos, para o Sri Lanka. Exportamos produtos de coco, roupas e acessórios, pneus, luvas cirúrgicas e outros artigos de borracha, chá de Ceilão, pequenos artigos elétricos, cerâmicas e barcos para o Brasil. Queremos expandir nossas relações comerciais com o Brasil e outros países da região sul-americana. Como embaixador, este é o meu plano, facilitar mais comércio com esta região única. Temos grande potencial para intercâmbio de negócios com o Brasil. Podemos expandir ainda mais nosso comércio bilateral que atualmente está abaixo de 100 milhões de dólares norte-americanos.
O Sri Lanka também é rico em minerais. São realmente produtso importantes para a economia do país?
Somos uma ilha e um depósito de areias naturalmente minerais em nossa costa leste. As areias minerais são ricas nos minerais mais caros e procurados do mundo, como ilmenita, rutilo, zircão e monazita. Muito em breve, poderemos fazer produtos de valor agregado nesta área para o mercado mundial.
O Sri Lanka também é popularmente conhecido por suas minas de grafite, por gemas, pedras preciosas e semipreciosas. Ao longo dos anos, uma grande variedade de gemas foi encontrada nas minas do país , incluindo safiras azuis, rubi, crisoberil, berilo, espinélio, granada, zircônia, água-marinha, pedra da lua, topázio e turmalina, etc.