O Embaixador do Brasil no Catar, Luiz Alberto Figueiredo Machado, afirmou serem profundas relações de amizade entre o Estado do Catar e o governo brasileiro que se consolidam e estão em contínuo desenvolvimento. Em declaração exclusiva à Qatar News Agency (QNA) no Dia Nacional daquele país, ele se referiu às duas visitas do presidente Jair Bolsonaro, ao Estado do Catar em 2019 e 2021, e o grande progresso que resultou das duas visitas em diversas áreas da cooperação bilateral, com foco em comércio, investimentos e turismo.
Machado afirmou ainda que desde que chegou a Doha, em janeiro de 2020, pode testemunhar como o Catar está construindo um país moderno, de acordo com uma visão de futuro baseada no desenvolvimento sustentável e no investimento em ciência e tecnologia. “Ao desejar paz e prosperidade ao Estado do Catar e ao povo do Catar, levo em consideração os laços de amizade que unem nossos países e a cooperação bilateral bem-sucedida que temos empreendido nos mais diversos campos”, afirmou.
O embaixador parabenizou ainda Sua Majestade o Emir lembrando que as comemorações deste ano refletem a cultura, história e tradições deste maravilhoso país para todo o mundo. Em relação às iniciativas daquela nação em relação à pandemia de Covid-19, Machado disse que “Apesar das consequências negativas em todo o mundo, o Catar mostrou um grau notável de flexibilidade e resiliência econômica durante a crise”. Na opinião do embaixador, deve-se notar que os esforços para estimular a produção nacional de alimentos essenciais realizados durante o período anterior foram recompensados durante a pandemia.
“Até 2022, a recuperação dos mercados de energia em todo o mundo, novos investimentos para a exploração do Campo do Norte e a modernização da frota Qatars para o transporte de GNL parecem indicar a retomada do crescimento econômico em bases sólidas”, disse o embaixador.
Sobre os preparativos do país para sediar a Copa do Mundo de 2022, Machado afirmou que os preparativos têm sido impressionantes, com bons investimentos feitos para construir estádios e estabelecer a infraestrutura adequada para receber os turistas, lembrando que muitos milhares de torcedores brasileiros estão ansiosos virem ao Catar para a Copa do Mundo de 2022, quando serão saudados, como eu, pela hospitalidade, cordialidade e generosidade do povo catariano.