[:pb]
Representantes do GDF e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério de Relações Exteriores assinaram, nesse mês de março, um acordo para a capacitação de servidores para a elaboração de projetos de cooperação internacional. Os funcionários públicos do executivo de Brasília poderão participar de cursos de capacitação para implementação de programas, projetos e atividades que ensinam normas e técnicas para acordos com órgãos de outros países. O objetivo é que eles contribuam com o apoio ao desenvolvimento de políticas públicas local.
As atividades serão coordenadas pela Agência Brasileira de Cooperação e serão feitas por meio da Escola de Governo e visam melhor inserção e projeção internacional de Brasília. Após as aulas, os servidores estarão preparados para desenvolver projetos voltados para políticas públicas locais com cooperação de órgãos de outros países.
A secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal, Leany Lemos, diz que após a capacitação, serão identificados os programas que podem contar com ajuda internacional. “Os servidores vão aprender como se faz um projeto, o que pode ter apoio internacional, se podem ser na área social, na área de desenvolvimento econômico ou meio ambiente”.
O acordo firmado entre o Itamaraty e o governo local é o primeiro que envolve a Agência Brasileira de Cooperação e uma unidade da federação. Geralmente, os acordos de capacitação são desenvolvidos com a administração federal.
Cooperação técnica – Segundo a secretária Leany Lemos, “trata-se de importante instrumento de desenvolvimento para os países e instituições, visto que a transferências de conhecimentos, de experiências bem sucedidas, de tecnologia, assim como de equipamentos; contribui para a capacitação dos recursos humanos e para o fortalecimento das instituições”. De acordo com Leany, esse tipo de cooperação é sempre implementado com uma preocupação de que os conhecimentos compartilhados possam provocar mudanças locais, de caráter duradouro, como a implementação de um projeto ou atividade para as instituições participantes, bem como impactos positivos para os segmentos beneficiários.
Mais informações, acesse: http://www.abc.gov.br/cooperacaotecnica/historico.
[:]