Em uma reunião online, no dia 18, diretores e participantes da viagem aos Emirados Árabes Unidos fizeram o encerramento oficial da terceira edição das trilhas de capacitação promovida pelo Instituto Jovem Exportador, IJEx. O presidente da entidade, Ronan Pires, afirmou que após dois anos tensos, com restrições, sem patrocínio, com adiamentos de projetos; estava “muito feliz por chegar até aqui”. Ao todo, quatorzes empresários participaram da viagem.
Em sua fala, Ronan Pires anunciou a instalação de uma nova plataforma do IJEx no próximo ano e disse esperar que o Instituto “possa ser uma grande plataforma de conexão de negócios” e colha os frutos de todo o trabalho já feito. Ele considera o trabalho de mentoria oferecido pelo IJEx como “um ato de amor, de compartilhamento de conhecimentos. O presidente do Instituto disse que a entidade tem por objetivo a inclusão das micros, pequenas e médias empresas no mercado mundial. Ronan Pires também relatou que já vão ser iniciados os preparativos para a nova trilha de capacitação, desta vez para o Chile, em 2022.
Para o empresário Yuri Fontenelle “foi uma experiência única”. Ele ressaltou a importância da segurança dada pelo IJEx com o agendamento prévio de encontros para possibilitar futuros negócios. “Registro só coisas boas”, afirmou. Já Luiz Cláudio da Mata, da Orgutal Casa de Jogos, o IJEx, disse que a trilha de capacitação o ajudou a conversar com pessoas de várias áreas.
Na opinião da empresária Fabiana Bezerrano, da FBBiojoias, o trabalho de mentoria feito pelo IJEx foi transformador e “encurtou o processo de aprendizagem”. A seu ver, continuar com sua rede de network é o que faz o planejamento de se colocar no mercado internacional dar certo. O advogado Paulo Veil, outro participante da viagem aos Emirados Árabes Unidos, disse que a mentoria do Instituto fez com que ele fizesse uma mudança no modelo de negócios para os padrões internacionais nos seus serviços de advocacia.
O encerramento online da trilha de capacitação Dubai 2021 foi ainda uma oportunidade para a despedida do vice-presidente do IJEx, Adailton Júnior, de se despedir da função. Ele segue novos caminhos afirmando que o Instituto foi um marco na vida dele. “Tenho agora uma visão mais à frente, um legado que fica no meu coração com a abertura de portas e caminhos”, disse.