O Consulado-Geral da Itália em São Paulo renovou duas parcerias para o ensino de italiano em escolas públicas nesta segunda-feira (8): uma na capital paulista e outra na cidade de Jundiaí . O acordo firmado com a capital foi assinado entre o secretário de Educação, Fernando Padula Novaes, e o cônsul-geral Filippo La Rosa e prevê que o idioma italiano seja ensinado aos adolescentes de 11 a 15 anos nas escolas públicas por meio dos centros de ensino de língua estrangeira, instituições que são fruto da assinatura do acordo entre o Consulado e a Prefeitura há três anos.
Conforme comunicado, “a decisão de continuar com o programa, que deu bons resultados no biênio mesmo com a pandemia [de Covid-19], é fruto do desejo das autoridades italianas de continuar a investir na escola pública de São Paulo para poder aproximar da Itália os talentos que não podem frequentar o ensino privado”. Já a parceria com Jundiaí, que já existe há três anos, foi renovada com um objetivo “ainda mais ambicioso”, segundo o Consulado.
“As instituições locais, nos últimos três anos levaram o ensino da língua italiana de maneira profunda, não apenas pelas razões ligadas ao alto percentual de descendentes de italianos na cidade, mas também pelas potencialidades de formação e profissionais que o conhecimento da cultura e da língua italiana podem oferecer”, acrescenta.
A ideia é introduzir o ensino do idioma de maneira universal nas escolas públicas locais. Para isso, a parceria entre Consulado e Prefeitura visa investir ainda mais na formação de professores da língua. (com dados da Ansa)