Em todo o Brasil, candidatos se movimentam para representar italianos e ítalo-brasileiros. A comunidade italiana que vive no Brasil e está em situação regular com o Aire (cadastro geral dos eleitores italianos no exterior) tem até o dia 03 de novembro para solicitar a cédula de votação para a Eleição dos COM.IT.ES 2021 (Comitati degli Italiani Residenti all’Estero / Comitês de Italianos no Exterior), que será realizada em 3 de dezembro.
Os COM.IT.ES são órgãos representativos nas relações com as representações diplomático-consulares e trabalham pela integração da comunidade italiana residente no país estrangeiro em que estão localizados. No Brasil, existem sete COM.IT.ES, sendo um em cada circunscrição. No total, existem 120 Comitês, sendo 107 já existentes e 13 criados recentemente ou em criação no mundo todo.
São disputadas 90 vagas de conselheiro nos 07 COM.IT.ES do Brasil, com um total de ao menos 312 candidatos distribuídos em 19 chapas. As chapas já estão em campanha para angariar votos e alguns barbacenenses estão presentes nelas.
Duas chapas já estão em campanha, na busca pelos votos de italianos residentes na circunscrição da Embaixada da Itália, em Brasília, que abrange o Distrito Federal, os estados de Goiás, Tocantins, Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e o Suriname. Os COM.IT.ES representam exigências de cidadãos italianos junto a repartições consulares, ou seja, cooperam em atividades sociais, culturais e civis de interesse da comunidade italiana.
O ítalo-brasileiro Frederico Tojal Cianni, 46 anos, neto de italianos do Sul da Itália, advogado e tabelião concorre pela chapa “Italiani in Brasile, Giustizia, libertá nel mondo”. Segundo ele, a principal preocupação do grupo é não deixar que a identidade italiana se perca, pois, a seu ver, “está sendo apagada”. Cianni afirma que o objetivo dele e dos demais candidatos é ter uma comunidade italiana unida, que trabalhe da “italianidade”, superada por muitas vezes através de leis nacionalistas que proibiam os imigrantes de professarem suas tradições ou vezes apagadas pela incorporação à cultura brasileira. “De fato, esse deve ser uma interface da atuação do COM.IT.ES, através de eventos esportivos, culturais, sociais, gastronômicos ou simplesmente expositivos, agregando a comunidade”, explica Frederico Cianni.
As eleições do COM.IT.ES não podem, segundo Cianni, não podem ser caracterizadas pela dialética dos partidos italianos, mas devem ser a oportunidade para exigir, de todos os partidos e do parlamento, a adoção de políticas de valorização dos italianos nos exterior, nos com os necessários financiamentos, nos setores de serviços consulares, reconhecimento da cidadania italiana, da língua e cultura italiana; assistência e previdência, entre outros.
Os COM.IT.ES são formados nos distritos consulares que contabilizam pelo menos 3 mil residentes, requisito preenchido atualmente por 120 circunscrições, incluindo sete no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, Minas Gerais, Porto Alegre, Paraná e Santa Catarina, Nordeste e Distrito Federal). Eles são compostos por 12 membros ou 18 membros, dependendo se são eleitos em circunscrições consulares com um número menor ou superior a 100 mil compatriotas residentes, como resultam da lista atualizada de cidadãos italianos residentes no exterior. Em circunscrições onde residem menos de três mil cidadãos italianos, os Comitês podem ser nomeados pela Autoridade Diplomática-Consular.
Nestas eleições, o governo italiano está gastando cerca de 12 milhões de euros para a eleição dos 120 Comites existentes em todo o mundo. No Brasil, pelo menos 312 candidatos disputam as 90 vagas de conselheiro. O COM.IT.ES SP tem quatro chapas na disputa: Democratici in Brasile – Giustizia & Libertà Nel Mondo. No total 22 conselheiros serão eleitos para o cargo, que é voluntário e tem gestão de cinco anos.
O eleitor pode se inscrever pelo Fast IT ou preencher o formulário (link abaixo) a caneta e em letra maiúscula, digitalizar e enviar para o email sanpaolo.elezioni@esteri.it, junto com um documento válido. Outras opções são enviar o formulário via Correio ou entregar presencialmente. Após 3 de novembro, os eleitores inscritos nas listas eleitorais vão receber o envelope eleitoral (kit em italiano) para a votação no dia 3 de dezembro, por correspondência.
PARTICIPE DAS ELEIÇÕES PARA O COMITES – COMITATI DEGLI ITALIANI RESIDENTI ALL’ESTERO
FORMULÁRIO para se inscrever como eleitor nas eleições do COMITES (2021) para residentes na circunscrição da Embaixada da Itália em Brasília (Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Amazonas, Roraima, Amapá e Pará – ou em Suriname). Somente 2% do eleitorado aqui pediu para participar, exerça sua cidadania italiana.
ENVIAR O FORMULÁRIO PREENCHIDO E ASSINADO PARA O E-MAIL ABAIXO, junto com documento de identificação (documentos aceitos pela Embaixada da Itália, em ordem de preferência: passaporte italiano, carteira de identidade italiana, passaporte brasileiro, RG brasileiro):
Instruções mais completas, se julgar necessário:
Os cidadãos italianos residentes no exterior e registrados no AIRE no link: https://serviziconsolari.esteri.it/ScoFE/index.sco
Eles devem selecionar a função dedicada às eleições: “Pedido de inscrição na lista eleitoral para as eleições dos Comitês” (Domanda di iscrizione nell’elenco elettorale per le elezioni dei Comites). O procedimento no portal Fast It será totalmente guiado e inteiramente digital, para máxima velocidade e segurança.
Alternativamente, os cidadãos podem apresentar o formulário para inscrição nas listas eleitorais para as eleições dos Comitês de uma das seguintes formas:
– entregando-o pessoalmente (após ter feito agendamento com brasilia.elettorale@esteri.it – aparecer com um documento de identidade);
– enviando-o por correio juntamente com uma fotocópia de um documento de identidade com assinatura do titular;
– enviando-o por correio eletrônico normal (brasilia.elettorale@esteri.it), juntamente com uma cópia de um documento de identidade italiano (ou, se brasileiro, exclusivamente RG ou Passaporte), que incluía a assinatura do titular.
Assista ao vídeo divulgado pelo consulado da Itália em São Paulo.