O Governador da Bahia, Ruy Costa, reuniu-se nesta quarta-feira (20) com o Ministro Adjunto das Relações Exteriores da República do Cazaquistão Akan Rakhmetullin. A visita a Nur-Sultan, feita a convite dos Akim da região de Karaganda, é organizada como parte da implementação do Memorando assinado em 9 de setembro de 2021 entre as duas regiões para fortalecer os laços de amizade e cooperação.
A liderança do Ministério das Relações Exteriores do Cazaquistão realçou o nível de cooperação Cazaque-Brasil, observou a importância histórica do estabelecimento de geminação para sua expansão e expressou esperança de que a interação regional se torne a base para uma maior aproximação dos dois países, especialmente em termos de cooperação comercial, econômica e de investimento.
Por sua vez, o governador da Bahia, expressando confiança de que as relações de geminação impulsionarão todo o âmbito da cooperação bilateral, destacou a disposição da região em estabelecer laços econômicos estreitos com o Cazaquistão, em particular na sede do Conselho Empresarial do co-presidência do Centro de Indústria e Exportação do Cazaquistão “QazIndustry” e da Confederação Industrial Nacional (CNI) e do emergente Grupo de Trabalho Intergovernamental sobre Comércio e Cooperação Econômica.
A delegação brasileira também incluiu ministros regionais de desenvolvimento econômico e infraestrutura. Durante as negociações com o Vice-Ministro do Comércio e Integração do Cazaquistão Kairat Torebayev e a liderança do Centro para o Desenvolvimento da Política Comercial “QazTrade”, o lado cazaque apresentou o potencial de transporte de exportação e trânsito do Cazaquistão e informou sobre o comércio atual e a cooperação econômica entre os dois países.
No âmbito da reunião com o Vice-Presidente do Conselho de Administração da NC “Kazakh Invest” Zhandos Temirgali, o lado brasileiro foi apresentado com o potencial de investimento de nosso país e projetos potenciais para implementação conjunta no Cazaquistão. Em particular, as partes discutiram áreas promissoras para o estabelecimento de cooperação de investimento na mineração e complexo metalúrgico, processamento e indústrias alimentícias.
Dados – O Brasil é o maior parceiro comercial do Cazaquistão na América Latina e no Caribe. De acordo com o Ministério das Finanças da República do Cazaquistão, em janeiro-agosto de 2021, o comércio entre o Cazaquistão e o Brasil dobrou em relação ao mesmo período do ano passado e somou $ 109,8 milhões (exportações do Cazaquistão – $ 47,4 milhões, importações do Brasil – 62,4 Milhão de dolares). Enxofre, ferroligas, produtos de metal ferroso e urânio prevalecem na estrutura das exportações do Cazaquistão. As importações brasileiras consistem principalmente de aeronaves, açúcar de cana, tabaco em rama, sucos de frutas, carne suína e café.
A Bahia é o maior estado brasileiro, ocupando posição de destaque na economia do país, levando-se em consideração sua posição geográfica, as reservas disponíveis de minerais e petróleo, bem como o alto potencial do complexo agroindustrial, em especial a região. um importante produtor e exportador de grãos de cacau e soja. O estado da Bahia ocupa o 4º lugar no Brasil em população (15,3 milhões de pessoas), atrás apenas dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.