Da arte da boa mesa e de uma alimentação sustentável, consciente e cheia de sabores, o Goût de France chega a sua 6ª edição com o tema: “Bom para o paladar. Bom para o planeta”.
Após um ano marcado por uma crise sanitária sem precedentes, que limitou o funcionamento de bares, restaurantes e cafés em todo o mundo, o Goût de France volta para uma mais uma edição. Diferentemente dos anos anteriores, quando o festival aconteceu em um único dia, em 2021 teremos uma semana inteira para celebrar a retomada dos encontros, dos jantares, dos cafés com amigos. De Paris à Brasília – Com o apoio das embaixadas e dos consulados da França ao redor do mundo, o Goût de France convida chefs dos cinco continentes a prepararem menus que celebram não apenas a gastronomia francesa, mas o jeito francês de estar à mesa.
O Festival faz uma homenagem à região do Vale do Loire, conhecida pelos seus castelos e vinhos, e também celebra o aniversário de 10 anos da inclusão da gastronomia francesa na lista do patrimônio imaterial da humanidade, pela Unesco. Vinte e dois restaurantes da circunscrição de Brasília participam este ano (21 em Brasília e um na Chapada dos Veadeiros). Eles apresentam um menu composto de, pelo menos, três etapas: entrada, prato principal e sobremesa ou prato de queijos, bem à la française. Alguns estabelecimentos oferecem também refeições harmonizadas com vinhos. Pratos típicos da França aparecem revisitados e ganham a companhia de ingredientes tipicamente brasileiros.
Não há um valor único para os menus, cada estabelecimento determina o preço em função do que será oferecido, sempre propondo pratos bem estudados, com ingredientes de primeira qualidade. Cabe a cada restaurante escolher também em quais dias oferecerá o menu do Festival. Gastronomia do amanhã – Em 2021, o Goût de France celebra não só a gastronomia francesa, com seus rituais, sua apresentação e seu savoir faire, mas também a sustentabilidade. Ela está no coração desta 6ª edição que coloca em evidência a gastronomia do amanhã, fruto de uma cozinha responsável que valoriza os produtores locais, as cadeias curtas de fornecedores e os produtos da estação. A gastronomia do amanhã é uma gastronomia sensível, consciente, que tem força de mudança e é portadora de uma mensagem universal para as gerações futuras, a de proteger o planeta e suas riquezas.
Restaurantes participantes
Aquavit
Daniel Briand Pâtissier e Chocolatier
Dudu Bar
Cantucci Osteria
Iacina Gastronomia
L´Amour du Pain / Saveurs et Traditions Montagnarde
La Boulangerie
La Chaumière
La Fleur Bistrô
L’Alcofa (Pousada Inácia – Chapada dos Veadeiros)
Le Jardin Bistrot
Nossa Cozinha Bistrô
Restaurante Downtown Senac
Sagrado Mar
Sallva Bar & Ristoranti
Santé 13
Santé Lago
Saveur Bistrot Taypá
The Queen’s Place – Greenhouse
Ticiana Werner Restaurante
Vinalla Vinhos e Bistrô