Agência é destaque na promoção do Brasil pelo mundo e responsável pela participação brasileira na Expo 2020, em Dubai. Em entrevista exclusiva à Embassy Comunicação, o Gerente de Exposições Universais e Projetos Especiais da Apex-Brasil, Elias Rodrigues Martins, fala do importante trabalho de mostrar o que nosso país tem de melhor.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) é a Autoridade Nacional Brasileira responsável pela construção do pavilhão e pela organização da participação brasileira na Expo Dubai. Há 20 anos em que atuamos na linha de frente da promoção comercial mundial do Brasil que tem se destacado em diversos setores, com uma indústria de ponta que compete por espaço com os principais players internacionais nos mais diversos setores. Veja a íntegra da entrevista a seguir:
1- O Brasil vem sendo conhecido no mundo inteiro, um pouco devido ao trabalho da Apex-Brasil. De que forma isto vem sendo feito e como a comunidade internacional vê nosso país? O que o senhor considera nosso principal diferencial?
Na Apex-Brasil, trabalhamos para promover as exportações de produtos e serviços brasileiros e a internacionalização das empresas nacionais, além da atração de investimentos estrangeiros diretos. Ao longo desses mais de 20 anos em que atuamos na linha de frente da promoção comercial internacional, percebemos cada vez mais receptividade aos produtos e serviços brasileiros.
Somos um país destacado em diversos setores como alimentos e bebidas, agronegócio, moda, design, mobiliário, máquinas e equipamentos, entre outros. Temos startups que já se tornaram unicórnios e diversas outras despontando.
No nosso trabalho, atuamos para mostrar o que o Brasil tem de melhor: criatividade, inovação, sustentabilidade, diversidades de materiais e o uso de energias renováveis são alguns de nossos destaques e estão presentes em diversos elos da cadeia produtiva nacional.
2- Os produtos brasileiros estão chegando nos quatro cantos do mundo. Temos realmente produtos e serviços de alta qualidade?
Com certeza. Conforme detalhado na resposta anterior, temos uma indústria de ponta que compete por espaço com os principais players internacionais nos mais diversos setores. Além disso, temos participação nas maiores feiras mundiais de bebidas e alimentos, máquinas e equipamentos, mobiliário, design, moda. Nossa presença é sempre aguardada nos eventos nos quais participamos, sejam eles de bebidas e alimentos, como nas gigantes feiras SIAL, Anuga e Gulfood, por exemplo; seja em outros setores, como na Semana de Design de Milão; a Semana de Moda de Paris; a feira de máquinas e equipamentos Metalmecânica, na Alemanha. O Brasil está bem posicionado no mercado internacional e nossa atuação busca fortalecer cada vez mais essa presença e abrir novos espaços para as empresas brasileiras.
3- Mesmo com a pandemia a Apex-Brasil vem conseguindo promover e apoiar o crescimento da exportação dos produtos brasileiros?
No mundo todo, a pandemia do novo coronavírus causou perdas e um cenário de incerteza econômica e comercial. Para a Apex‑Brasil, um dos principais impactos foi o cancelamento de eventos de negócios. No entanto, fomos capazes de nos reinventar e inovar. Buscarmos novas alternativas para não ficarmos parados. A Agência sabia que precisava prosseguir. Por isso, nos comprometemos em buscar novas formas de lidar com o momento, nos aproximando dos exportadores e oferecendo a eles novas opções de apoio.
A transformação digital da Agência possibilitou o avanço da digitalização do nosso modelo de negócios e assim responder rapidamente às circunstâncias, realizando bem-sucedidas ações virtuais de negócios e ofertando às empresas brasileiras oportunidades on‑line de qualificação e capacitação, além de estudos e informações atualizadas e relevantes sobre os mercados.
Nesse contexto, mesmo em meio ao cenário incerto provocado pela pandemia, em 2020 a Apex-Brasil apoiou 14.485 empresas brasileiras, um resultado 1,4% superior ao de 2019. Do total de empresas apoiadas, 6.133 não tinham participado de nenhuma ação da Apex‑Brasil nos últimos dois anos, representando, portanto, a conquista de novos clientes que passamos a engajar em nosso esforço de exportação e internacionalização. O total de novas adesões, por sua vez, é 5,7% superior ao registrado no ciclo anterior. No âmbito da qualificação de empresas para exportação, exploramos mais fortemente as ferramentas digitais e atingimos, ao final do ano, 9.379 empresas, 21% a mais que em 2019.
Nosso trabalho de Inteligência de Mercado também foi extremamente relevante. Empresas de todos os portes e maturidades também são beneficiadas pelos nossos serviços de inteligência comercial, que indicam os melhores mercados para cada setor e detalham questões como barreiras tarifárias e não tarifárias, principais concorrentes aos produtos e serviços brasileiros, entre outros pontos relevantes para o exportador.
Atuamos como fonte permanente de informações para os empresários brasileiros, órgãos de governo e investidores estrangeiros, fornecendo insumos para a tomada de decisões estratégicas em um contexto de rápida mudança e imprevisibilidade. Divulgamos informes, webinars e, ainda realizamos inovadores painéis de inteligência interativos, como o Painel de Comércio Covid‑19, que levou a Apex‑Brasil à posição de finalista da premiação World Trade Promotion Organizations Awards, promovida pelo International Trade Center (ITC). Na perspectiva de atração de investimentos estrangeiros diretos para o Brasil, realizamos, em 2020, 71 eventos para investidores, a maior parte deles no formato on‑line, que contaram com 13,6 mil participantes. A agenda foi fundamental para manter o interesse nas oportunidades que existem em nosso País, em setores como infraestrutura, energia e outros. Além disso, nosso trabalho contínuo de atendimento aos investidores resultou no significativo número de 32 novos projetos facilitados em 2020, que corresponderam a US$ 5,3 bilhões anunciados em novos investimentos no Brasil, com estimativa de geração de mais de 12,3 mil vagas de emprego.
Experimentamos, de forma muito bem sucedida, a realização do maior evento de atração de investimentos da América Latina, o Brasil Investment Forum (BIF), no formato híbrido, com sessões presenciais e à distância, atraindo mais de 6.000 inscritos, sendo aproximadamente 15% deles estrangeiros. Firmamos importantes parcerias com plataformas de e-commerce visando a ampliação de nossa presença digital. Mesmo com o avanço na retomada das ações presenciais, seguimos priorizando o fornecimento de informações qualificadas e confiáveis e na expansão de nosso portfólio de produtos e serviços digitais.
4- O Brasil terá uma importante participação na Expo 2020, em Dubai, muito graças ao apoio da Apex-Brasil. Quais as participações que o senhor citaria como mais importantes?
As Exposições Universais ocorrem a cada cinco anos e são grandes eventos globais coordenados pelo Birô Internacional de Exposições, Organismo Internacional do qual o Brasil é membro. Entre as maiores atrações, estão os pavilhões dos países participantes, que contam com espaço expositivo, atividades culturais e gastronômicas, seminários e eventos de relacionamento. A Apex-Brasil é a Autoridade Nacional Brasileira, responsável pela construção do pavilhão e pela organização da participação brasileira na Expo Dubai, que acontece até o dia 31 março de 2022. Essa é a terceira vez que a Apex-Brasil recebe do governo brasileiro a missão de liderar a participação brasileira na Exposição Universal. Em 2015, a Agência organizou a participação brasileira na Expo Milão e, em 2010, na Expo Xangai.
Em 2021, a participação na Exposição Universal representa um marco na retomada dos grandes eventos presenciais. Com o tema Connecting Minds, Creating the Future, a Expo Dubai estará organizada em três eixos temáticos: Oportunidade, Mobilidade e Sustentabilidade. O Brasil elegeu o “desenvolvimento sustentável” como tema central de sua participação, ressaltando que a natureza, o povo e o futuro devem ser considerados para que o desenvolvimento seja pleno. O Pavilhão Brasil está situado no Distrito da Sustentabilidade, reafirmando a importância da biodiversidade, da cultura da preservação do meio ambiente, da competitividade baseada na sustentabilidade e no retrato da multiculturalidade brasileira.
Teremos uma agenda extensa e robusta, agregando empresas, órgãos governamentais federais e estaduais, todos com muito interesse em expor seus serviços, produtos e atrações. A Expo 2020 Dubai também inclui a realização de 11 semanas temáticas durante o evento, nas quais participaremos para mostrar que o Brasil é um país aberto ao mundo, moderno, produtivo, cheio de oportunidades. Ao longo dos seis meses de evento, serão realizados fóruns temáticos, ações de relacionamento vinculadas a feiras e eventos paralelos à Expo. Entre os principais destaques estão, no Dia Nacional do Brasil em 15 de novembro, a realização de um Fórum de Investimentos; uma forte presença de setores ligados ao agronegócio em fevereiro em paralelo à realização da Gulfood (maior feira de alimentos e bebidas da região) e da Semana da Agricultura e Alimentação da Expo; e o Fórum Global de Investimentos com foco em América Latina, previsto para março de 2022.
São 191 países participantes da Expo 2020 Dubai. A Exposição representa um momento singular para o posicionamento do País no que diz respeito à promoção da cultura, tradições e negócios brasileiros, assim como quanto ao desenvolvimento sustentável. O evento tem ligação direta com os esforços da Apex-Brasil na promoção comercial do agronegócio, de tecnologias inovadoras, bem como na construção da imagem de um país atrativo economicamente e um destino natural para investimentos estrangeiros. Também contribuirá para reforçar a diversidade regional, gastronômica e a multiplicidade étnica e imigratória do Brasil.
5- A Apex-Brasil também vem promovendo ou sendo parceiras em vários eventos. Na visão do senhor, qual a importância dessa nossa participação em eventos, mesmo on-line?
A Apex‑Brasil possui uma carteira de produtos e serviços que atende a todos os eixos de sua atuação, de modo diversificado e especializado. A participação em eventos, mesmo online, tem o objetivo de facilitar o acesso das empresas brasileiras aos mercados internacionais, levando nossas exportações a mais destinos e fortalecendo a percepção dos investidores e compradores estrangeiros sobre as empresas, produtos e serviços brasileiros. Dessa maneira, a Agência promove iniciativas que permitem às empresas brasileiras terem contato direto com parceiros de negócios internacionais, auxiliando ativamente as empresas apoiadas pela Agência a expandir seus negócios em mercados estrangeiros.
Além disso, também são oferecidas soluções para compradores internacionais e investidores estrangeiros, por meio de acompanhamento especializado pelas áreas técnicas da Agência e por iniciativas que promovam a oferta exportável do Brasil no exterior. A Apex‑Brasil também realiza ações variadas que visam a impulsionar as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores, entre outros.
6- Como a Apex-Brasil vem auxiliando empresas brasileiras a se internacionalizarem?
O Programa de Internacionalização de Empresas da Apex‑Brasil engloba um conjunto de soluções para apoiar a expansão internacional de empresas. O programa oferece capacitações presenciais e à distância, missões de internacionalização e atendimento customizado para apoiar a estruturação da estratégia de internacionalização e a elaboração do Plano de Expansão Internacional.
Nesse contexto, um dos destaques é o nosso Programa e‑Xport, que atua para promover a internacionalização das empresas brasileiras por meio do e‑commerce internacional. Em 2020, com o incremento do comércio eletrônico no mundo, foram realizadas diversas iniciativas para apoiar empresas brasileiras a conquistar novos mercados e expandir sua atuação internacional, por meio da inserção sustentável nas plataformas e da melhoria de sua presença digital. Para ampliar o alcance do Programa, o e‑Xport Meeting ‑ Semana do e‑commerce Internacional, encontro anual promovido pela Apex-Brasil, conectou quase 400 empresas brasileiras a gigantes do comércio digital mundial, entre 14 a 17 de setembro de 2021.
A Apex-Brasil também participa de iniciativas de internacionalização como o Programa StartOut Brasil, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério da Economia, Sebrae e Anprotec. O Programa é realizado por ciclos de imersão e tem o objetivo de apoiar a inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo. O programa é realizado por ciclos de imersão que incluem quatro etapas: seleção, capacitação, missão e landing.
7- Qual o balanço que o senhor faz do trabalho da Apex-Brasil este ano, até o momento?
Totalmente positivo. Como eu detalhei nas respostas acima, a Apex-Brasil é referência quando o assunto é internacionalizar e capacitar empresas. Diante do novo cenário global pós-pandemia, estamos nos especializando cada vez em ações digitais. Depois de um ano extremamente desafiador, estamos transformando as dificuldades em oportunidades e lições.
Em termos de promoção das exportações, nosso grande esforço é de auxiliar as micro e pequenas empresas. Atualmente, o Brasil tem mais de 18 milhões de CNPJs, mas somente 28 mil exportadoras. Em 2020, cerca de um terço das empresas exportadoras brasileiras foram micro ou pequenas empresas. O volume exportado por essas companhias ainda é pequeno, mas existe um grande potencial para aumento, tanto da base exportadora quanto dos montantes comercializados internacionalmente.
Do total de empresas apoiadas pela Apex-Brasil no ano passado, 52,3% são Micro e Pequenas Empresas. Nós oferecemos a essas empresas um amplo portfólio de serviços, a maior parte deles gratuitos. Portanto, nossa missão é ampliarmos essa base para que a internacionalização efetivamente faça parte dos planos de negócios das empresas brasileiras.
Parte da nossa estratégia é sermos capazes de desenvolver uma presença significativa em 15 mercados prioritários, entendendo as especificidades das demandas, de modo a estarmos preparados para atendê-las. Para isso, atuamos em estreita parceria com o Ministério das Relações Exteriores, órgão ao qual a Apex-Brasil está vinculada, e com os setores de Promoção Comercial das embaixadas em todo o mundo, além de termos oito escritórios próprios no exterior.