Membros do corpo diplomático estão engajados no trabalho voluntário
Neste sábado comemora-se o Dia Nacional do Voluntariado, mas o governo federal decidiu antecipar para esta quinta-feira (26), em cerimônia no Palácio do Planalto. A celebração contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro e várias autoridades, também teve o objetivo de comemorar o aniversário de dois anos do programa Pátria Voluntária, criado para incentivar a solidariedade do povo brasileiro para ajudar comunidades e populações vulneráveis de todo o país.
Durante a cerimônia, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, que é presidente do Conselho do Programa Pátria Voluntária, dedicou um agradecimento especial aos voluntários e às empresas parceiras do programa. Entre as voluntárias estão membros do corpo diplomático como a embaixadora da Venezuela, María Teresa Belandria, e as embaixatrizes Sneha Reddy, da Índia, Safieh Gharibi, do Irã, Ilva Hussain Dayo, do Paquistão e Fabiana Tronenko, da Ucrânia, presentes à solenidade festiva.
Ao falar sobre a importância do voluntariado, o presidente Jair Bolsonaro lembrou da missão humanitária brasileira que viajou no último domingo para o Haiti, onde um forte terremoto deixou mais de 2.200 mortos no dia 14 de agosto. Segundo ele, as ações cadastradas na plataforma do Pátria Voluntária já beneficiaram mais de 1,6 milhão de pessoas, ao longo desses dois anos.
A presidente do Conselho do Programa Pátria Voluntária, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, reforçou que o trabalho voluntário pode transformar e resinificar vidas. “Hoje estamos reunidos para celebrar o Dia Nacional do Voluntariado e agradecer aos parceiros, aos doadores e as instituições espalhadas pelo Brasil por tudo que tem sido realizado. Graças a empatia e dedicação de cada um de vocês o Pátria Voluntária tem conseguido levar esperança, acolher quem precisa e ajudar a transformar realidades”, disse a primeira-dama.
Em seu discurso, Michelle afirmou ainda que o trabalho voluntário não deve significar assistencialismo, pois trata-se de uma missão. “O voluntariado tem como fim despertar o engajamento social para que valores como solidariedade e cidadania sejam fomentados”.
O Programa, criado em 2019, atingiu a marca de 17.303 voluntários cadastrados e possui 2.229 instituições integrantes. “Nesses dois anos e diante dos desafios de uma pandemia aprendemos que a transformação se torna possível quando temos empatia pelo próximo. Não há ato mais gratificante do que acolher, se dedicar e fazer o bem a quem mais precisa”, afirmou Michelle Bolsonaro.