Na Embaixada da República do Cazaquistão no Brasil, agora na QL 24, foi celebrado hoje (26) os 30 anos da Constituição da República do Cazaquistão e os 30 anos do fechamento do local de testes nucleares de Semipalatinsk. O embaixador Bolat Nussupov informou, em seu discurso, sobre as principais conquistas do país, dando especial atenção ao papel histórico do primeiro presidente da República do Cazaquistão – Elbasy Nursultan Nazarbayev na formação e fortalecimento do Estado daquela nação.
Os participantes brasileiros do evento mostraram grande interesse na história da formação de um Cazaquistão independente, enfatizando seu sucesso significativo na política, na economia, na formação de um modelo bem-sucedido de relações Inter étnicas e inter-religiosas, bem como na condução de uma política externa construtiva.
O embaixador Bolat Nussupov observou ainda que, graças à iniciativa estratégica de Elbasy, em 29 de agosto de 1991, foi emitido um decreto Sobre o fechamento do local de testes nucleares de Semipalatinsk. “A República do Cazaquistão se tornou o primeiro país na história mundial a fechar um local de teste nuclear mortal em seu território e a renunciar voluntariamente às armas de destruição em massa. A ONU declarou o dia 29 de agosto como o Dia da Ação Internacional contra os Testes Nucleares, e a região da Ásia Central tornou-se um espaço livre de armas nucleares”, discursou Nussupov.
Juntamente com representantes do corpo parlamentar, o evento contou com a presença da Vice-Ministra das Relações Exteriores do Brasil, embaixadora Marcia Donner Abreu, chefes das unidades estruturais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, da comunidade empresarial do país e de jornalistas.
Mídia – Antes do início da solenidade o embaixador Bolat Nussupov deu um briefing para representantes da mídia brasileira, iniciado pela exibição de um documentário dedicado aos 30 anos do fechamento do local de testes nucleares de Semipalatinsk, elaborado pela famosa emissora brasileira «TV Supren», com apoio da Embaixada. Segundo o diplomata, a emissora de TV transmitirá este filme no Brasil de hoje (26) até 31 de agosto
O filme também está disponível no canal da Embaixada no YouTube (link: https://youtu.be/BI1GWXoBtxg).