O Ministério da Defesa encaminhou cerca de sete toneladas de materiais de emergência para Porto Príncipe, no Haiti. O voo do KC-390 a Força Aérea Brasileira (FAB) decolou nesta manhã, de Brasília, e levou três toneladas de medicamentos e insumos estratégicos para assistência farmacêutica emergencial, doados pelo Ministério da Saúde. Essa quantidade é suficiente para atender dez mil pessoas. No mesmo voo embarcaram 32 bombeiros, sendo 24 do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, quatro do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e quatro da Força Nacional.
Os militares levaram os alimentos e iniciaram a Missão de Ajuda Humanitária em Porto Príncipe que durará 21 dias e será voltada para o auxílio à população haitiana vítima do terremoto e da tempestade tropical Grace.
A equipe é formada por pessoal experiente, com ações nacionais, desabamento e desmoronamento, em Teresópolis e Brumadinho e internacionais, de ajuda humanitária e busca e salvamento em estruturas colapsadas, em Moçambique (2019) e Haiti (2010).
Estavam presentes durante o embarque o presidente Jair Bolsonaro, o Comandante Geral do CBMDF, Coronel William Augusto Ferreira Bomfim, a embaixadora do Haiti no Brasil, Rachel Coupaud, o Ministro da Defesa, General Braga Netto o Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Carlos Alberto Franco França, o Ministro da Justiça, Anderson Torres, o Diretor da Agência Brasileira de Cooperação, Embaixador Ruy Carlos Pereira e o Diretor de Desastres da Defesa Civil Nacional, Armin Braun.