Você sabe o que faz o Wine hunter? Sai pelo mundo à procura dos melhores vinhos, aqueles de qualidade indiscutível.
E você sabe o que faz o Terroir hunter? Acabei de criar esse termo para me referir à Sommelière Andreia Gentilini e à enóloga Juciane Casagrande. O que elas fazem? Elas saem pelo Brasil, com o Projeto Vitis, à procura dos melhores terroirs, aqueles especiais, com uvas de invejável qualidade. Elas representam uma nova geração de mulheres que estão desbravando o mundo do vinho, seja nos parreirais, dentro das cantinas ou mesmo no mercado.
Isso mesmo, da Campanha passando pela Serra Gaúcha, Serra Catarinense, Serra da Mantiqueira (sul de Minas Gerais) até Lagoa Grande em Pernambuco. Elas viajam conhecendo e selecionado os terroirs, fazendo parcerias para a elaboração dos seus vinhos e nos brindam com excelentes vinhos nacionais. É só gelar e abrir a garrafa do vinho espumante por exemplo, sem se preocupar se é ou não bom, porque são excelentes. Comprovei!
Vou falar aqui de apenas um deles, o Amitié Espumante Brut Rosé do terroir de Farroupilha na Serra Gaúcha/RS. Foi elaborado a partir das variedades Chardonnay (60%) + Malvasia (30%) + Merlot (10%). De coloração rosé Provence apresenta perlage fina, persistente e aromas de cereja madura. Em boca apresenta aquela acidez esperada para um bom vinho espumante, refrescante, macio, cremoso a e ao mesmo tempo aveludado. Recebeu vários prêmios: Medalha de Bronze no International Wine Challenge; Medalha de Recomendação no Wines of Brazil Awards e Medalha de Ouro no Concurso do Espumante Brasileiro.
Empreendedoras, destemidas e experientes no mundo do vinho, criaram a Amitié https://www.espumantesamitie.com.br (amizade em francês) em 2018 elaborando vinhos espumantes e em 2020 lançaram vinhos tranquilos. Registra-se que em 2019 venderam 58 mil garrafas e em 2020 foram 120 mil, e a previsão de vendas para esse ano de 2021 é de 300 mil garrafas entre vinhos tranquilos e espumantes. São mais de mil pontos de venda Brasil afora. Em Brasília a representante é a loja de vinhos Garrafeira que fica na 215 Sul.
Mas as Terroir hunters estão construindo a própria vinícola na Serra Gaúcha que será inaugurada em 8 de março de 2022, dia escolhido por ser o Dia Internacional da Mulher e nós, confreiras Amigas do Vinho, estaremos lá prestigiando. Elas estão apostando no enoturismo naquela região que é constante em todas as estações do ano. A Vinícola terá winebar, sala própria para degustação, receptivo, loja e ainda restaurante. Mas, mesmo com sede própria, as sócias continuarão percorrendo o Brasil com o Projeto Vitis. Afinal, “o Brasil é o único no mundo a ter três tipos de viticultura: a tradicional (de verão), de inverno e a tropical, do Vale do Rio São Francisco”, falou Andreia Gentilini na apresentação que tive o prazer de participar em Brasília.
A Amitié conta hoje com 16 vinhos tranquilos e espumantes no portfólio e nada menos que 30 medalhas ganhas em premiações internacionais. Apostando no que é diferente, o Vinho Espumante Amitié Nature vem com tampa de metal que se transforma em exclusivo pingente para colar, outras garrafas vêm com marcadores de taças. Numa caixa com 6 garrafas, cada uma terá um marcador de taça de cor diferente. As sócias pensaram até nesse detalhe e dizem: “o marcador de taça é para eternizar a amizade nos momentos especiais de celebração com Amitié.”
A logo da Amitié é o símbolo do infinito e têm como elo a celebração dos bons momentos. Nós desejamos vida longa e fazemos um brinde ao sucesso das Terroir hunters.
https://www.instagram.com/rachelalves.professoravinhos