Em Brasília, o Azadi Ka Amrit Mahotsav foi comemorado com uma festa na sede diplomática daquele país, no dia 17. O embaixador Suresh Reddy realçou, em seu discurso, uma Índia progressiva e a gloriosa história de seu povo, cultura e realizações. O diplomata indiano falou do importante papel daquele país nos esforços mundiais para combater a pandemia da COVID-19 e esperava intensificar ainda mais a cooperação bilateral para superar este grande desafio
O embaixador Suresh Reddy mencionou a visita do presidente Jair Bolsonaro à India em janeiro de 2020, quando disse que a parceria estratégica entre Brasil e India está se fortalecendo e que os acordos, assinados durante sua visita, estão aprofundando as relações políticas e econômicas bilaterais, assim como a cooperação em várias outras áreas. “Com a Índia e o Brasil como membros não permanentes do Conselho de Segurança da ONU em 2022, o presidente Bolsonaro espera que isso abra outra frente de diálogo sobre temas de paz e segurança, reforçando ao mesmo tempo a demanda comum pela reforma multilateral”, discursou o embaixador. Segundo Reddy, Bolsonaro enviou cartas de felicitações ao presidente Ram Nath Kovind e ao Primeiro Ministro Narendra Mod.
Em seu discurso, o embaixador destacou ainda as várias iniciativas e projetos novos lançados pelo governo da Índia como o Hidrogênio Verde e a Missão Nacional de Hidrogênio para fazer daquela nação um centro global de produção e exportação desse material. Reddy acrescentou que a missão não só ajudará a Índia a fazer novos progressos no campo da auto-suficiência energética, mas também se tornará uma nova inspiração para a transição da energia limpa em todo o mundo. De acordo com o diplomata o país deve produzir 227 GW de capacidade de energia renovável até 2022, 50 GW a mais do que a meta do Acordo de Paris, e 525 GW dessa energia até 2030. “Estamos comprometidos em tornar a energia limpa em algo confiável, acessível e de baixo custo”, afirmou.
Fibra ótica – Uma transformação que está atrás das paredes e não visível como rodovias ou prédios altos. Assim definiu o embaixador Suresh Reddy ao falar sobre a história da revolução digital, o crescimento da rede de fibra ótica na Índia. A seu ver, é um avanço que está impulsionando o crescimento do país e levando ao rápido surgimento de uma grande classe média. “Não é surpreendente que, apesar da pandemia, a OCDE tenha projetado que a economia da Índia se expandirá em 9,9% e se tornará a economia do G20 que mais cresceu em 2021”, discursou.
Na avaliação do diplomata, aquela nação é a maior democracia do mundo e citou como exemplo as eleições de 2019 disputadas por 8 mil candidatos para 543 assentos parlamentares com 900 milhões de indianos votando.
O evento, com apresentação de dança Indiana, contou com a presença dos Ministros brasileiros, General Walter Souza Braga Netto, Ministro da Defesa; Marcelo Queiroga, Ministro da Saúde; Joaquim Alvaro Pereira Leite, Ministro do Meio Ambiente; e Roberto Campos Neto; Presidente do Banco Central do Brasil. A festa também contou com a presença de senadores e deputados federais ; do governo brasileiro e representantes das Forças Armadas brasileiras; membros da comunidade diplomática estrangeira; jornalistas; comunidade indiana e amigos da Índia.