O governador Carlos Moisés assinou nesta segunda-feira, 28, em Florianópolis, um memorando de entendimento com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil para parcerias em áreas do comércio e investimento; saúde, ciência e tecnologia; meio ambiente; agricultura; educação e direitos humanos. Além de melhores práticas na resolução de problemas administrativos e segurança pública, definição de metas, parâmetros, resultados e intercâmbio.
O chefe do executivo estadual que recebeu o embaixador Todd C. Chapman com honras militares apresentou as potencialidades de Santa Catarina, a capacidade empreendedora e os avanços obtidos na gestão pública catarinense desde o início da atual gestão.
“Nosso estado é pequeno em território, mas com uma força gigante na economia e qualidade de vida. Enquanto o mundo inteiro diminuiu suas exportações e desaqueceu o mercado, Santa Catarina cresceu de forma extraordinária. E os Estados Unidos são um grande parceiro. Esse acordo é um momento histórico. Gera novas oportunidades e deve aprimorar projetos futuros e parcerias e que tragam benefícios para a sociedade que espera das nossas atividades um resultado prático e que melhore suas vidas”, disse o governador Carlos Moisés.
O acordo tem duração prevista até 31 de dezembro de 2022, podendo ser prorrogado. Neste período, as pastas envolvidas realizarão os estudos técnicos sobre cada tópico e, se houver o entendimento recíproco, serão firmados acordos de cooperação específicos para cada projeto. Os Estados Unidos e Santa Catarina devem se comprometer com o intercâmbio de especialistas e promoção de visitas técnicas. Este é o segundo protocolo de intenção assinado pelo governador Carlos Moisés. O primeiro, em 2020, foi com a Alemanha.
“A maior exportação da economia americana é a propriedade intelectual, nosso conhecimento, nossas inovações. Santa Catarina é exemplo disso. Baseada em suas tecnologias e espírito empreendedor é um dos estados mais ricos da nação e nós queremos ser parte dessa história fortalecendo as parcerias”, afirmou o embaixador Todd Chapman.
A secretária de Estado de Articulação Internacional (SAI), Daniella Abreu, ressalta que o memorando representa um marco nas relações entre Santa Catarina e os EUA. “É um prazer poder assinar este documento na mesma semana que completo um ano de governo. Estamos trabalhando neste acordo desde agosto de 2020 e este é o resultado. Relações internacionais é um trabalho de consistência, paciência e determinação que pode gerar frutos fantásticos.”
Também acompanharam a assinatura os secretários de Estado da Fazenda, Paulo Eli, de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Buligon, de Integridade e Governança, Naiara Augusto, de Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, adjunto da Agricultura da Pesca e Desenvolvimento Rural, Ricardo Miotto Ternus, chefe da Casa Militar, André Alves, e chefe do gabinete do governador, Marcio Ferreira, além da cônsul geral Shane Christensen e outros representantes da comitiva.
Após a assinatura do documento, a secretária Daniella Abreu acompanhou o embaixador Todd Chapman, o cônsul Shane Christensen e comitiva em visitas e reuniões na Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), para discutir áreas de cooperação e desenvolvimento tecnológico; e no Sapiens Parque, sobre tecnologia e inovação e tecnologia ambiental com o presidente Daniel Leipnitz.
No início da manhã, também estiveram com os representantes da Fiesc, do Sistema Faesc/Senar-SC, da Fecomércio/SC e do Sebrae/SC.