O Ministério de Turismo da República Dominicana anunciou que, em março deste ano, o país recebeu 263.857 passageiros estrangeiros não residentes, um aumento de 56% comparado ao mês anterior e de 3,4% com relação a março de 2020. Mais de 70% das chegadas foram de turistas estadunidenses, além de 40% deste total ter desembarcado no Aeroporto de Punta Cana, um dos principais destinos turísticos do país.
No dia 28 de março, chegaram ao país mais de 3 mil voos de cem companhias aéreas provenientes de mais de quarenta países, um aumento de 39% com relação a fevereiro de 2021. A última semana de março, os voos que chegaram à República Dominicana alcançaram, pela primeira vez, níveis de ocupação similares ao período pré-pandemia.
“A retomada do turismo internacional na República Dominicana em março de 2021 mostra o sucesso da nossa estratégia de reativação”, disse o ministro do Turismo, David Collado. “O objetivo deste governo é reconquistar a confiança dos viajantes internacionais, implementando protocolos e iniciativas eficazes com impacto em toda a cadeia de valor, e esses números comprovam que estamos no caminho certo”, continua.
Na última semana de março, a ocupação hoteleira atingiu 70,6%, a maior taxa dos últimos doze meses. Os cinco principais destinos turísticos do país apresentam taxas de ocupação acima de 68%. Além disso, o número de reservas em 1º de abril de 2021 é ainda maior do que nos anos anteriores à crise. O volume de vendas de quartos por noite, para estadias nos próximos 30 dias, atingiu recordes históricos em Punta Cana e em La Romana, Bayahíbe.