O Paquistão é o único país do Sul da Ásia que cultiva tâmaras em escala comercial. Os paquistaneses produzem uma grande variedade da fruta durante todo o ano. A temporada de colheita começa em julho e vai até setembro. A produção de Tâmaras ocupa o terceiro lugar em frutas e o mesmo é o caso das exportações.
As tâmaras do Paquistão são exportadas de duas formas como fruta fresca ou seca. Os principais mercados de exportação são Reino Unido, EUA, Alemanha, Turquia, Emirados Árabes Unidos,Nepal, Índia, Bangladesh, Cingapura, Omã e Tailândia. As frutas têm uma enorme demanda do mercado nacional e internacional.
O Paquistão está atualmente classificado na sexta posição na produção de tâmaras, na quinta posição por área e na oitava posição em exportações da fruta no mundo, com 3,6% de participação no mercado mundial em 2019. A ideia do governo daquele país é ganhar mais posição melhorando as práticas de manejo agrícola e também de ampliando sua comercialização pelo mundo.
A Autoridade de Desenvolvimento Comercial do Paquistão – TDAP – é a principal organização de promoção comercial com mandato para desenvolver e promover produtos e serviços do país nos mercados internacionais. A entidade, por meio do Setor Comercial da embaixada do Paquistão em São Paulo, está com a responsabilidade de promover as tâmaras no Brasil.
Caixas com cinco tipos de tâmaras foram distribuídas para seletos formadores de opinião para que conheçam a qualidade das frutas paquistanesas e seja despertado o interesse comercial do produto. Ao todo, existem mais de 300 espécies de tâmaras cultivadas no Paquistão, dentre as variedades mais populares e comercialmente viáveis são: Assel, Assel dried, Dhakki, Dhakki dried, Begun, Muzawati, Jansor, Rabbi, Kupro, Karbalain, Shareefa e Hillavi.
A Aseel é uma das melhores variedades de tâmaras. Elas são famosas por sua doçura e sabor delicioso. São as melhores entre as variedades de tâmaras do Paquistão, sendo ricas em vitaminas naturais bastante saudáveis.
Segundo material de divulgação do escritório comercial do Paquistão em São Paulo, existem quatro grandes grupos de produção de tâmaras no Paquistão, nomeadamente em Sukkur e Khairpur em Sindh;Turbat e Panjgur no Baluchistão; Muzaffargarh, Jhang, Multan, Bahawalpur e D.G Khan em Punjab e Dera Ismail Khan em Khyber Pakhtunkhwa.
Como cada vez mais o mundo se torna menor, as distâncias mais curtas, a tecnologia mais avançada e as facilidades maiores, os brasileiros poderão, em breve, ter em sua mesa um snack especial vindo de 13,781 mil km; as tâmaras do Paquistão.