[:pb]
O Comitê das Associações Venetas para o Estado de Santa Catarina acaba de divulgar o calendário da programação festiva para celebrar os 140 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos no Sul do Brasil, em 1877. Muitas atividades serão desenvolvidas pelas associações italianas por meio das secretarias estaduais de educação, das Câmaras de Vereadores, Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) e fundações culturais. Será um ano de comemoração que começará no dia 28 de abril próximo e vai até 28 de abril de 2017. Visitas de autoridades da região do Veneto, exposições, sessões solenes e um seminário em Veneza são algumas das atividades previstas.
“Um dos objetivos propostos com a realização desse projeto dos 140 anos da imigração italiana na nossa região é o de conhecer, através dos alunos das escolas do Estado e dos municípios, não só a importância das raízes italianas das famílias deles, mas também a importância dos municípios fundados por imigrantes ou para aqueles que contaram com o trabalho destes para o seu desenvolvimento”, explica Fabíola Maria Cechinel, presidente do Comitato Veneto de Santa Catarina.
As escolas, de acordo com Fabíola, já foram convidadas a participarem de um concurso literário com o tema “Minha história, meu passado, presente e futuro”. Os dois alunos vencedores conhecerão importantes cidades da região do Veneto e a capital italiana, Roma. Haverá sessão solene em cada município que participa dos festejos como Tubarão, Criciúma, Nova Veneza e Pedras Grandes, a primeira no calendário de eventos, dia 25 de abril. Na programação está previsto ainda lançamento de livros em português e traduzidos para o italiano.
Seminário – Em novembro, o comitê organizou um seminário em Veneza sob o tema “140 anos de relação entre raiz, cultura e desenvolvimento econômico dos italianos em Santa Catarina e no mundo”. Serão realizadas palestras, apresentações e debates. A programação vai de 1º a 12 de novembro que inclui ainda visitas guiadas a outras cidades da região veneta e a Roma.
[:]