Embaixada da Índia sedia conferência com o tema “O mundo é uma família”.
Súsan Faria*
Líderes do Movimento Pedagogia, criado em Brasília para discutir soluções sobre problemas que afligem a humanidade, como a intolerância religiosa, realizou no dia 21/06, o 28º Seminário Pedagogia das Virtudes. O evento, aberto gratuitamente ao público, na sede diplomática da Índia, em Brasília, fez parte da programação do projeto “Chá com Letras” e 3º Dia Internacional de Yoga. Participaram o conferencista internacional U.S Pandey; o embaixador indiano Sunil Lal; e o advogado e diretor conselheiro da União Planetária, Marcos Luis Borges de Resende.
O 28º Seminário Pedagogia das Virtudes foi feito em parceria com a embaixada da Índia no Brasil e a OSCIP União Planetária. A ideia foi trazer reflexões sobre a “relevância da fraternidade entre os povos, do respeito às mais variadas culturas e religiões”. Na oportunidade, o embaixador Sunil Lal apresentou os conferencistas lembrando que ambos são teosóficos e buscadores da verdade, não sectários. Explicou que o tema em discussão, “O mundo é uma família” tem a ver com as ideias de Mahatma Gandhi sobre a não violência e o respeito a todo o tipo de vida. “Hoje celebramos terceiro dia internacional da Yoga, que também é algo catalítico porque está relacionado com respeito às formas de vida”.
Sunil Lal lembrou que estamos em um mundo interconectado: “A internet, as mídias sociais, o comércio, a globalização são uma realidade. E o aquecimento climático e a mudança global são o que se faz sentir. Se realmente vivemos num mundo interconectado não seria o caso de buscar o equilíbrio entre o homem e a natureza?”, indagou. A seu ver, é necessário criar novas relações entre os seres humanos. “Nenhum homem é uma ilha em si. Todo homem é parte do seu continente”, disse. Embaixador da Índia no Brasil desde 2014, Sunil Lal trabalhou em missões indianas em Havana, Berlim, Ancara e Washington. No Ministério das Relações Exteriores, em Nova Déli, trabalhou nas divisões de Publicidade Externa, da ONU e de Diplomacia Pública. Também foi Chefe de Cerimonial no Ministério das Relações Exteriores.
Em seguida, o indiano, engenheiro civil e teósofo U.S. Pandey comentou que o que realmente importa é nossa conduta. “Temos que promover o amor e o acolhimento para uma Nação, mas não com cabeça restrita, com interesses particulares”. Destacou que o homem é parte da galáxia e importa que ele haja harmonicamente, com o sentimento de pertencimento a todos. “Somos uma só unidade, uma só família”, disse. Pandey já proferiu palestras em países como Austrália, Cingapura, Paquistão, Indonésia e Estados Unidos. Atualmente é secretário da Federação Uttar Pradesh da Sociedade Teosófica Indiana e também atua em campos de estudo sobre o desenvolvimento integrado de crianças.
Por último, o conferencista Marcos Luis Borges de Resende destacou que o tema proposto no seminário é de que a humanidade é uma família. “Tive a oportunidade de ir à Índia 12 vezes e reparei e que o povo indiano tem uma espiritualidade diferente do que a gente vê em outras partes do mundo. A média da população possui uma consciência espiritual muito forte”, explicou. Lembrou que Sociedade Teosófica foi fundada em 1875 em Nova Iorque, falando em fraternidade universal sem distinção de raças, quando fazia apenas 10 anos que os Estados Unidos tinham abolido sua escravidão e no Brasil ela ainda existia.
“A Sociedade Teosófica foi pioneira, só que teve sua sede internacional transferida para a Índia poucos anos depois, exatamente porque os líderes da época verificaram que a espiritualidade daquele povo era terreno mais fértil para que a mensagem de fraternidade universal se propagasse para o mundo inteiro”, explicou. A seu ver, o tema “O mundo é uma família” não pode dissociar a nossa responsabilidade individual porque a humanidade é uma família. “Isso é um fato, o problema é que não temos consciência de quem somos”, concluiu. Marcos Luis Borges de Resende, conselheiro da União Planetária, é presidente da Sociedade Teosófica no Brasil, fundador do Centro de Estudos Krishnamurti e assessor técnico do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar.
Movimento Pedagogia das Virtudes – Foi criado em Brasília em 2013 com a proposta de discutir e propor soluções para os problemas que afligem a humanidade. Atualmente, o Movimento reúne cerca de 50 entidades e organizações da sociedade civil e do governo que voluntariamente, em igualdade de condições, se unem por um objetivo comum: a atuação pela construção de uma sociedade mais justa, harmônica e virtuosa.
O desafio das organizações participantes é atuar para promover valores éticos universais e despertar das virtudes em todos os níveis e espaços da sociedade. Para isso, o Movimento tem realizado seminários mensais, eventos de diálogo público, como o Café com Virtudes, que acontece mensalmente, mobilizações em escolas com os “Festivais de Virtudes”, além da constante veiculação destas iniciativas pela TV SUPREN, braço de comunicação da OSCIP União Planetária.
* Com informações da Ascom/União Planetária Org.