APRESENTAÇÃO DO DIA 23 DE JUNHO DE 2017 – AUDITÓRIO DO INSTITUTO DE LETRAS – UNB – ICC SUL (subsolo BSS 099)
Por ocasião do 25° aniversário do assassinato dos juizes italianos Giovanni Falcone e de Paolo Borsellino, a Cátedra de italiano do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Embaixada da Itália em Brasília, apresenta no Auditório do Instituto de Letras (ICC SUL – subsolo BSS 099) em 23 de junho de 2017 das 14h às 20h um dia de palestra, leitura pública e filme para aprofundar a história do desenvolvimento da máfia em Itália depois do fim da Segunda Guerra mundial até hoje e da luta dos juizes e dos intelectuais italianos contra esse fenômeno.
A Dra. Benedetta Bisol, postdoutoranda de filosofia e a Profa. leitora de italiano Andreina Di Vittori da UnB lerão em italiano e comentarão em português curtos textos literários e ensaios de Leonardo Sciascia, Italo Calvino, Luigi Malerba, Pier Paolo Pasolini e Roberto Saviano e citações dos juizes Giovanni Falcone e Paolo Borsellino.
O Dr. Francesco Guerra, postdoutorando de história da Universidade Federal de Goiás de Goiânia, aprofundará na sua palestra em português o caso de Cosa Nostra em Sicília e seu desenvolvimento e relação com a política, a economia e a justiça nos últimos 70 anos.
O dia terminerá com a projeção do filme Giovanni Falcone de Giuseppe Ferrara de 1993, com Michele Placido e Giancarlo Giannini, que documenta a história da vida do juiz Giovanni Falcone, de seus últimos anos de trabalho (1981-1992), da luta contra a máfia, do seu assassinato, no massacre de Capaci, em 23 de maio de 1992 e do assassinato do seu amigo e colega Paolo Borsellino, em 19 de julho de 1992.