• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quarta-feira, 21 maio , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Categorias Entrevistas

“Novos desafios e metas para 2021”.

3 de fevereiro de 2021
em Entrevistas
Tempo de Leitura: 5 mins
0

Vamos conhecer quais são os principais objetivos desses chefes de missão responsabilidade de ser a conexão entre o Brasil e seu país. Nosso primeiro entrevistado da série “Novos desafios e metas para 2021” é excelentíssimo embaixador dos Emirados Árabes Unidos, Saleh Alsuwaidi.

Segundo o diplomata, construir pontes de cooperação, diálogo, cultura, ajuda humanitária, além de pontes comerciais e de investimentos é um dos grandes desafios da missão dele no Brasil. Para Alsuwaidi, as prioridades da embaixada incluem também “promover os investimentos mútuos com o objetivo de superar os desafios econômicos e comerciais impostos pelas condições pandêmicas”. Entre as demanda está a ratificação do acordo da dupla tributação iniciado Expo 2020 Dubai.

Nesta entrevista, o embaixador Alsuwaidi fala ainda da preocupação do seu país em diversificar a economia. De acordo com o diplomata, o volume dos recursos não petrolíferos no PIB atingiu mais de 70%, e o governo continua buscando elevá-lo para 80% em 2025. Para atingir esse objetivo, o foco se volta, segundo ele,  para setores estratégicos como segurança alimentar, infraestrutura, saúde, transações comerciais e agrícolas. Leia agora a íntegra da entrevista com o embaixador Saleh Alsuwaidi.

 Embassy – À frente da Embaixada, quais serão os principais desafios para 2021?

Os Emirados Árabes Unidos têm uma boa reputação a nível global, graças à sábia política de seus líderes, que abriu o caminho para importantes conquistas nos campos do desenvolvimento humano e econômico, colocando o País em posição muito avançada no ranking da competitividade global, elaborado pelo Centro de Competitividade Global da International Institute for Administrative Development. Apesar da importância desses resultados e conquistas e de sua repercussão global, a diplomacia pública continua sendo necessária para dar continuidade a novas conquistas. Neste sentido, o engajamento em trabalhos e atividades que construam pontes de cooperação, diálogo e cultura entre os dois países amigos torna-se imprescindível, e precisa focar na parceria estratégica que os une. Talvez o maior desafio esteja em preservar esses elos existentes entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos à luz da pandemia de Coronavírus que assolou o mundo. Portanto, é imprenscindível dar ênfase às atividades que aproximem os cidadãos brasileiros da realidade social, econômica, política e cultural dos Emirados, bem como de seus planos de desenvolvimento e da política de auxílio social e humanitário voltada para o bem estar de seus cidadãos. É necessário também levar ao conhecimento dos brasileiros o trabalho humanitário que os Emirados Árabes Unidos desenvolvem no âmbito da solidariedade em benefício de outros povos, e que faz parte de sua identidade. Alcançar esses objetivos de construção de pontes de cooperação, diálogo, cultura, ajuda humanitária, além de pontes comerciais e de investimentos é um dos grandes desafios desta missão.

Embassy – Quais são as metas da embaixada para este ano?

Além da diplomacia pública e da construção de relações  culturais entre os dois países amigos, as prioridades dessa missão incluem também promover os investimentos mútuos com o objetivo de  superar os desafios econômicos e comerciais impostos pelas condições pandêmicas,  e facilitar  o fortalecimento das relações bilaterais com a inclusão de novas e mais amplas áreas,  que poderão beneficiar os dois países que têm enfrentado duros impactos da pandemia. A missão promoverá o intercâmbio de visitas de alto nível entre os dois países e buscará o fortalecimento das relações entre as instituições, além de se concentrar no fortalecimento da base jurídica do investimento com a aceleração dos trâmites dos acordos de cooperação bilateral em estudo pelo Congresso brasileiro, especialmente o acordo para evitar dupla tributação e facilitação de investimentos e a cooperação mútua em matéria aduaneira, acordos esses que contribuirão para elevar o nível de cooperação e transações econômicas e comerciais entre os dois países. A ratificação do acordo da dupla tributação terá um papel  importante na ativação das relações bilaterais com reflexo positivo sobre a campanha da Expo 2020 Dubai, que visa o aumento dos investimentos mútuos em todos os campos. Concluindo, o foco estará também no aspecto cultural, que, na minha opinião, aumentará o conhecimento brasileiro sobre a diversidade cultural ao focar nas semelhanças entre as duas partes nos campos da literatura,  arte,  música  e do esporte.

Embassy – Quais são os principais e novos projetos / programas contidos no planejamento de 2021?

A missão elaborou um plano anual que visa construir laços de cooperação política e econômica nos níveis federal e estadual, bem como no Congresso brasileiro, intensificando encontros com órgãos governamentais, políticos, instituições oficiais e privadas e empresários para descobrir novas perspectivas de cooperação entre os dois países amigos. A missão também buscará a realização de exposições e seminários culturais e econômicos, em parceria com instituições culturais e educacionais do Brasil e dos Emirados, em diversas cidades do Brasil. Na esfera  parlamentar, a missão considera a cooperação parlamentar como eixo fundamental para o fortalecimento das relações legislativas entre o Conselho Nacional Federal dos Emirados Árabes Unidos e o Congresso Nacional Brasileiro por meio da troca de visitas entre os dois órgãos e da ativação da Comissão Parlamentar Mista de Amizade para dar apoio às atividades entre os dois países.

Embassy – Qual o setor ou setores o governo de seu país pretende focar nas relações com o Brasil?

Gostaríamos de salientar aqui que os Emirados Árabes Unidos foram capazes, por meio de sua sábia liderança e planejamento adequado, diversificar as fontes de receita depois que ficaram dependentes do petróleo. O volume dos recursos não petrolíferos no PIB atingiu mais de 70%, e o governo continua buscando elevá-lo para 80% em 2025. Assim, os Emirados Árabes Unidos se concentram em investir em muitas áreas prioritárias. Para atingir esse objetivo, o foco se volta para setores estratégicos como segurança alimentar, infraestrutura, saúde, transações comerciais e agrícolas. Existem nos dois países muitas empresas governamentais e privadas atuando nessas áreas.

Embassy – Como a embaixada pretende promover o maior intercâmbio, principalmente o comercial entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos?

A missão, em coordenação com as instituições econômicas nos dois países amigos, e com o apoio do governo brasileiro, realizará diversas atividades e encontros com o objetivo de estimular o setor empresarial brasileiro a exportar para os países da região via Emirados Árabes Unidos, que possui uma estratégica localização geográfica, infraestrutura moderna, base legal sólida e uma rede ativa de transporte aéreo e marítimo, ligando-a a mais de 3 bilhões de pessoas na África, Ásia e outras regiões, razão pela qual as fábricas brasileiras poderão exportar  seus produtos agrícolas e industriais aos Emirados Árabes Unidos e de lá para outras regiões. Focando nesse aspecto, estamos incentivando as empresas brasileiras a participarem das feiras realizadas nos Emirados como a Gulfood, cuja próxima edição contará com a participação de mais de 60 empresas brasileiras. Há outras exposições especializadas que costuma ter lugar ao longo do ano tais como: IDEX, Arab Health, Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi, Dubai Airshow e outros importantes eventos nas áreas de energia, comércio e construção. Não poderia deixar de mencionar, é claro, a Expo Dubai 2020 que devido à pandemis, acontecerá em 2021, começando em outubro com duração de 6 meses. Além disso, buscamos dar ênfase à promoção dos valores de tolerância e coexistência, que recentemente culminou com a assinatura da “Declaração de Fraternidade Humana” pelo Papa Francisco e o Sheik de Al-Azhar.

Produção: Elna Souza

Tags: desafiosEmbaixadasEMBAIXADORESmetas
Notícia Anterior

Em reunião com embaixador da China, senadores destacam importância de parceria para ampliar vacinação no Brasil

Próxima Notícia

Sri Lanka comemora hoje(04) 73º Dia da Independência

Notícias Relacionadas

Entrevistas

COP30 será um teste para Brasil, diz diplomata do Azerbaijão

5 de abril de 2025
Varsen Aghabekian Shaheen, ministra de Estado para Assuntos Exteriores e Expatriados do Estado da Palestina - (crédito: Embaixada da Palestina )
Entrevistas

“Matanças jamais trarão a paz a Israel”, diz ministra palestina

20 de março de 2025
Entrevistas

Busca de europeus por segurança ajuda Brasil, diz embaixador da França

18 de março de 2025
Próxima Notícia
Sri Lanka's President Gotabaya Rajapaksa (2R) looks at a soldier raising a national flag during the Sri Lanka's 73rd Independence Day celebrations in Colombo on February 4, 2021. (Photo by LAKRUWAN WANNIARACHCHI / AFP)

Sri Lanka comemora hoje(04) 73º Dia da Independência

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In