Súsan Faria
O Dia da Europa – 9 de maio – foi festejado em Brasília com muitas atividades. Naquela data comemora-se em várias partes do mundo a paz e a unidade do continente europeu. Na Capital Federal, o embaixador da União Europeia (UE) no Brasil, João Gomes Cravinho, abriu os festejos no espaço Porto Vitória, com a presença de embaixadores, diplomatas, parlamentares e outras autoridades.
A solenidade teve início com a interpretação do Hino da UE (ao som do prelúdio “Ode a Alegria”, da nona sinfonia de Beethoven) pela cantora Ariadna Moreira, de Belo Horizonte (MG), radicada em Brasília, que em seguida cantou o Hino Nacional do Brasil, acompanhada pela pianista Kátia Almeida.
Na oportunidade, Cravinho, que é também embaixador de Portugal, destacou os 60 anos de criação da UE, lembrando que a instituição trouxe prosperidade. Falou dos milhões de europeus que vivem em países que não são seus e lembrou o poeta e diplomata Vinicius de Moraes para quem “a vida é arte de encontro, embora haja tanto desencontro pela vida”.
Disse que a missão dos embaixadores é proporcionar encontros e que o Brasil e a UE têm futuro entrelaçado. O embaixador convidou os presentes a apreciar um conjunto de cartazes, afixados nas paredes do Porto Vitoria, simbolizando através de palavras e imagens o que foi construído ao longo de 60 anos na UE. Segundo ele, “palavras simples, mas profundas e plenas de significados, como paz, democracia, bem-estar, diversidade e desafios, igualdade, sustentabilidade….palavras que representam a Europa hoje, que valem para o futuro que estamos construindo e que trazem desafios complexos”.
Em seguida, o presidente dos Correios e Telégrafos, Guilherme Campos Júnior, lançou o selo comemorativo aos 10 anos de parceria entre o Brasil e a UE. Por último, os presentes participaram de um coquetel com comidas e bebidas de países europeus, como cervejas da Bélgica e Holanda, vinhos de Portugal, tortilha espanhola, queijos da Irlanda e Holanda e sobremesas da Croácia, Dinamarca.
Dia da Europa – No dia 9 de maio de 1950, em Paris, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, propôs uma nova forma de cooperação política, sem guerra entre países europeus. Sugeriu criar a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), o que aconteceu um ano depois. A CECA (que teve como membros fundadores França, República Federal da Alemanha, Itália, Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo) foi a primeira de uma série de instituições europeias supranacionais que deram origem à atual União Europeia. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman.
No Brasil – A Semana da Europa faz parte das comemorações do Dia da Europa e está em sua 13ª edição no Brasil, estendendo-se de maio e junho, em 13 capitais: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo. São shows de música pop e jazz, concerto clássico, debates acadêmicos, exposições, festas, degustações gastronômicas, competições desportivas e exibições de filmes. Os eventos são promovidos pela EUNIC Brasil (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia) junto com a Delegação da União Europeia no Brasil. Programação completa em www.semanadaeuropa.org
Para comemorar o Dia da Europa, as instituições europeias e as representações da UE na Europa e no resto do mundo organizam diversas atividades, das quais participam milhares de pessoas. Mais informações em https://europa.eu/european-union/about-eu/symbols/generic-europe-day_pt