Súsan Faria
Fotos: Eliane Loin
Os russos estão em festa nesta segunda-feira (12) para celebrar O Dia Nacional da Rússia.
Em Brasília, a data foi comemorada antecipadamente, no dia 09 de junho, pelo embaixador Sergey Akopov, durante recepção na sede da embaixada daquele país.
“Essa data é um símbolo da unidade nacional e de responsabilidade comum pelo presente e pelo futuro de nossa pátria”, disse o embaixador Sergey Akopov.
Em seu discurso para os convidados, o embaixador lembrou que a celebração agora é especial porque este ano comemora-se o centenário da Revolução Russa de 1917, “que mudou para sempre o mundo”, segundo ele. A seu ver, o momento é de grande reflexão, sobre o que levar daqui para frente e o que deixar para trás, para a história. Embaixadores, autoridades brasileiras, parlamentares, corpo diplomático e amigos da Embaixada compareceram à cerimônia, que teve música ao vivo, jantar e a legítima vodka russa.
Na ocasião, o embaixador Sergey Akopov destacou que a Rússia tem uma história riquíssima, com grandes vitórias e tempos de difíceis, porque sofreu agressões, calúnias e restrições de todo o tipo. “A Rússia passou um caminho longo para se tornar uma nação forte, soberana e democrática. Temos orgulho do nosso país e de nossos líderes”.
O diplomata lembrou que em outubro de 2018 serão comemorados 190 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre o Brasil e a Rússia. “É uma data importante nas relações de amizade e parceria entre os dois países, que têm muito em comum, como o gosto pelo futebol, ballet, pela música e pelo rock”, acredita Akopov. “o Brasil é a Rússia tropical”, brincou.
O embaixador destacou que nos últimos anos a cooperação internacional e bilateral do Brasil e Rússia tem sido frutífera. “O Brasil organizou de maneira excelente a Copa do Mundo de 2014; e os Jogos Olímpicos, no ano passado. E agora passa a estafeta para a Rússia que vai organizar este ano a Copa de Confederações e em 2018 a Copa Mundial de Futebol. Nosso país está esperando grande número de torcedores com a tradicional cordialidade e hospitalidade”, comentou Sergey Akopov Por fim, o embaixador disse também que o presidente russo Vladmir Puttin tem aprovação da maioria absoluta dos cidadãos.
O Dia da Rússia foi instituído em homenagem aos acontecimentos de 1990 quando o Congresso dos deputados da Federação Russa, ainda na composição da URSS aprovou a declaração sobre a soberania do Estado, o que passou a ser o ponto do inicio da nova história do país. Depois de quatro anos o primeiro Presidente da Rússia, Boris Yeltsin decretou este dia como data nacional.
A Rússia é o país com maior área do planeta, 17,10 milhões de Km2, cobrindo mais de um nono da área terrestre. É também o nono país mais populoso, com 142 milhões de habitantes. Em 12 de junho, todo o país comemora o Dia da Rússia. Em 12 de junho de 1990, o Congresso Nacional aprovou a Declaração de Soberania Estatal da Federação Russa.