Rachel Alves Nariyoshi
Este ano, 2020, marcado por restrições sanitárias em bares, restaurantes, adegas e empórios, o lançamento do vinho Beaujolais Nouveau promete ser restrito.
O vinho Beaujolais Nouveau é um vinho com baixo teor alcoólico que reflete sua jovialidade, com aromas e sabores frutados e corpo bem leve. O método de elaboração é o seguinte: a fermentação das uvas se dá através de maceração carbônica, quando os cachos inteiros das uvas Gamay são cobertos por gás carbônico em tanques fechados, sem a presença de oxigênio. Esse processo faz com que o vinho tenha poucos taninos.
Na França, a região vinícola de Beaujolais possui 12 Appellation D’origine Contrôlée (AOC). Foi criada em 1937 e consta em uma das regras a venda dos vinhos somente a partir de 15 de dezembro do ano da colheita. Então, para contornar esse regulamento e criar fluxo de caixa, os vitivinicultores da região resolveram comercializar um outro vinho, o Beaujolais Nouveau, antes do prazo determinado pela AOC, ou seja, em novembro.
Foi assim que, na terceira quinta-feira do mês de novembro de 1985, a região de Beaujolais criou o ousado projeto de marketing para o vinho Beaujolais Noveau, lançando-o simultaneamente em todo o mundo. Evento folclórico que é acompanhado de ações publicitárias, manifestações efusivas nas redes sociais, festas, degustações guiadas, comidas típicas e danças. A logística envolvida anterior às festividades obriga o encaminhamento do vinho Beaujolais Nouveau para todo o mundo, fazendo com que as garrafas estejam à disposição dos clientes no dia do lançamento. Cerca de 30 milhões de garrafas são vendidas em todo o mundo a cada ano, metade das quais na Ásia, sendo o Japão o maior mercado externo. Esse lançamento transformou-se em tradição de proporções internacionais.
Mas essas festividades duram apenas um dia e o vinho Beaujolais Nouveau tem vida curta, devendo ser consumido até março do ano seguinte, isto é, de consumo imediato. Mas todos querem provar esse vinho, todos querem participar das festividades, todos querem saber onde será lançado, todos querem estar presentes no lançamento. Essa participação faz parte do bom apreciador de vinhos, muito embora o vinho Beaujolais Nouveau seja um vinho voltado para os mais jovens, haja visto seus rótulos com ilustrações abstratas minimalistas. Aqui em Brasília, tenho acompanhado esse lançamento na unidade do Lago Sul do Supermercado Pão de Açúcar.
E para acompanhar o Beaujolais Nouveau? Na França: terrinas, embutidos e queijos artesanais. E no Brasil? Sugerimos queijos frescos de massa cremosas como Feta, Camembert e Munster. Leves, como é nosso jeito de ser!
rachel.alves.bsb@gmail.com
https://www.facebook.com/rachel.alves.professora.vinhos
https://www.instagram.com/rachelalves.professoravinhos