No cargo de ministro do Interior, novo primeiro-ministro coordenou a segurança do país durante uma série de atentados
PARIS — O ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, vai substituir Manuel Valls como novo primeiro-ministro, informou nesta terça-feira o gabinete do presidente François Hollande. Valls apresentou sua renúncia ao cargo para se candidatar às eleições presidenciais do próximo ano. A decisão do premier foi anunciada na segunda-feira.
“O presidente da República nomeou Bernard Cazeneuve primeiro-ministro e o encarregou de formar um novo governo”, disse a nota oficial. Cazeneuve, de 53 anos, é um aliado próximo de Hollande e tornou-se uma figura popular na política francesa pelo combate ao extremismo islâmico.
Ministro do Interior desde 2014, Cazeneuve coordenou a segurança do país durante uma série de atentados que deixaram mais de 230 mortos nos últimos dois anos.“Ele é uma personalidade forte, com experiência de assuntos do Estado”, disse uma fonte da presidência, comentando a nomeação. Bruno Le Roux, deputado de Seine-Saint-Denis e líder da bancada socialista na Assembleia Nacional, herda a pasta do Interior.
FAVORITO ENTRE OS SOCIALISTAS – Valls, que foi primeiro-ministro nos últimos dois anos e meio, anunciou na segunda-feira sua candidatura à eleição presidencial de abril-maio de 2017, quatro dias depois de Hollande, que registra alto nível de impopularidade, ter informado que não tentaria disputar a reeleição.
O ex-premier é favorito para liderar os socialistas na disputa contra o candidato de centro-direita, François Fillon, e Marine Le Pen, do partido de extrema-direita Frente Nacional (FN).Nascido em Barcelona há 54 anos e naturalizado francês, Valls terá que passar pelas primárias do Partido Socialista (PS) e de parte da esquerda, previstas para 22 e 29 de janeiro, sem qualquer certeza sobre sua eventual escolha como candidato.