15 de agosto, o Dia da Independência da Índia, é um momento para valorizar e celebrar o rico legado do país como a maior democracia e como uma potência global emergente do mundo. Este dia enche-nos de emoção ao desfraldar a bandeira nacional, participar nas celebrações e ouvir música patriótica. A pandemia COVID-19 só poderia conter as comemorações físicas deste 74º Dia da Independência e não o espírito indomável de liberdade embebido nas mentes dos cidadãos indianos, que vivem em todo o mundo.
Apreciando os nobres ideais de nosso movimento pela liberdade
O ethos de nossa luta pela liberdade constitui a base da Índia moderna. Nossos líderes visionários reuniram uma diversidade de visões de mundo para formar um espírito nacional comum. Eles estavam comprometidos com a causa de libertar a Mãe Índia do domínio opressor estrangeiro e garantir o futuro de seus filhos. Seus pensamentos e ações moldaram a identidade da Índia como uma nação moderna. A Índia tem a sorte de ter Mahatma Gandhi como a alma que guia seu movimento pela liberdade. Seus princípios e ensinamentos ainda são relevantes para enfrentar os desafios globais contemporâneos. Esta é uma ocasião para os cidadãos da Índia prestarem homenagem a todos aqueles que ajudaram a Índia a evoluir como uma democracia constitucional e nutriram suas tradições, e também para reiterar o compromisso de preservar os valores constitucionais, que foram tão preciosos e moldaram o Estado indiano, sua economia e sociedade.
Construindo uma Índia Autossuficiente
Desde sua independência em 1947, tendo passado por fases de transições econômicas nas últimas sete décadas, a Índia, hoje, emergiu como a maior economia de crescimento mais rápido no mundo e deve ser uma das três maiores potências econômicas do mundo na próxima década, apoiado por sua democracia robusta e parcerias fortes. A Índia está agora mais integrada ao mundo do que nunca, o que lhe permitirá tirar proveito das inovações contínuas em todo o mundo. O apelo do Primeiro Ministro Modi por ‘Atmanirbhar Bharat’, uma Índia autossuficiente, se esforça para tornar a Índia um centro de manufatura global e integrar a demanda global e as cadeias de abastecimento. Um pacote de estímulo de INR 20 trilhões, equivalente a 10% do PIB da Índia, foi anunciado até agora. O PM Modi, disse em um discurso recente: “Por maior que seja a crise, a Índia está determinada a transformá-la em uma oportunidade”. Do nada na produção de PPE em março de 2020, a Índia se tornou o segundo maior produtor mundial de PPE em julho de 2020. Anúncio sobre investimentos na Índia de mais de 20 bilhões de dólares foram feitos durante este período de pandemia. Isso inclui investimentos de grandes empresas de TI como Google, Facebook e IBM. A Apple Inc também anunciou a produção de iPhones na Índia.
Forças Armadas fortes e comprometidas
As Forças Armadas indianas têm uma longa e orgulhosa tradição de profissionalismo, disciplina e defesa resoluta da soberania e integridade territorial da Índia. A força militar da Índia está entre as principais nações do mundo. Embora a história seja um testemunho de que a Índia nunca foi o agressor em qualquer cenário, houve inúmeras ocasiões em que as forças armadas indianas enfrentaram os desafios colocados por seus adversários, dando uma resposta adequada com bravura. A Índia também está entre os maiores contribuintes nas operações UNPK (United Nation Peacekeeping) em todo o mundo e o ethos profissional e a abordagem humana de seus soldados foram reconhecidos universalmente, na tarefa onerosa de perseverança da paz global. As forças indianas estão entre as mais experientes e melhor treinadas em ambientes variados, sejam montanhas, desertos ou selvas. A pronta ação das forças da Índia em operações de assistência humanitária e alívio em desastres, tanto internamente quanto em apoio às nações afetadas durante várias contingências de desastres, também estão bem documentadas e apreciadas. As forças armadas indianas interagem amplamente com nações amigas para intercâmbios operacionais, treinamento e exercícios, inclusive com o Brasil, com resultados mutuamente benéficos. A indústria de defesa indiana também percorreu um longo caminho no aprimoramento de suas capacidades indígenas com parcerias globais. As Forças Armadas indianas buscam a excelência e operam equipamentos contemporâneos, conforme manifestado na recente incorporação dos caças multifuncionais Rafale à IAF. Os militares indianos continuam comprometidos em preservar a paz e a estabilidade, ao mesmo tempo que estão determinados a deter qualquer desventura contra seus interesses nacionais.
Resposta eficaz à pandemia
Na recente crise do COVID, a resposta da Índia a esta pandemia sem precedentes foi oportuna, eficaz e abrangente. Além disso, tudo isso foi feito dentro da estrutura de uma política federal democrática, por meio de ampla consulta e coordenação em todos os níveis que exigiram um esforço político e administrativo extraordinário. É correto dizer que a Índia falou em ‘Uma Voz’. De importador líquido de itens médicos relacionados ao COVID-19, a Índia emergiu como exportador líquido. Nosso sistema tem demonstrado a adaptabilidade e agilidade necessárias para aumentar significativamente a produção e ir além de nossas necessidades domésticas. A Índia acredita na filosofia de ‘Vasudhaiva Kutumbkum’, o que significa que ‘o mundo é uma família’ e respondeu positivamente ao apelo de nações amigas neste tempo de crise. Isso demonstrou ao mundo que a Índia é um parceiro confiável e responsável.
Jammu e Caxemira no caminho do desenvolvimento
Já se passou um ano desde a revogação do Artigo 370 da constituição indiana, que levou à integração completa de Jammu e Caxemira (J&K) com o resto do país. Desde então, o povo de Jammu e Caxemira começou a desfrutar de direitos iguais como qualquer outro cidadão indiano. Durante o último ano, uma ampla agenda de desenvolvimento está sendo adotada e implementada na J&K. Da energia à educação, saúde à horticultura, TI à infraestrutura, esportes ao turismo, a J&K testemunhou prosperidade e desenvolvimento. No último ano, a Militância está em retrocesso e nossas forças armadas estão determinadas a trazer a paz ao vale.
Inclusão’, ‘Inovação’ e ‘Instituição’ na esfera da educação
A recentemente anunciada ‘Política Nacional de Educação’ expressa uma visão de longo prazo com impacto de longo alcance. Vai fortalecer a cultura de ‘Inclusão’, ‘Inovação’ e ‘Instituição’ na esfera da educação. A educação na língua materna foi enfatizada para ajudar as mentes dos jovens a crescerem espontaneamente. Isso fortalecerá as línguas indianas, bem como a unidade do país. O empoderamento dos jovens é essencial para a construção de uma nação forte. A ‘Política Nacional de Educação’ é um passo certo nessa direção. Além disso, com a implementação desta política, um novo sistema de educação de qualidade será desenvolvido e isso transformará os desafios futuros em oportunidades, abrindo caminho para uma Nova Índia.
Uma potência global responsável
Sendo um membro fundador da ONU, a Índia entrará no Conselho de Segurança pela oitava vez em 2021-2022 e o trabalho da Índia será orientado por 5Ss, nas palavras do Primeiro Ministro Narendra Modi, Samman-Respect; Samwad- Dialogue; Sahyog-Cooperação; Shanti-Peace, para criar condições para o universal e Samriddhi-Prosperity. A Índia está preparada para desempenhar um papel importante no reequilíbrio da ordem global que refletirá as realidades contemporâneas com um multilateralismo reformado. Também não houve diminuição no alcance diplomático da Índia durante a pandemia. A Índia iniciou e fez parte de várias conversas importantes em todo o mundo. A Índia também fez um apelo para uma melhor resposta multilateral às crises globais no futuro. O primeiro-ministro da Índia propôs, em várias ocasiões, inclusive nas cúpulas virtuais do G-20 e dos movimentos não-alinhados, a reforma da cooperação multilateral, trazendo as pessoas para o centro de nossos esforços. A decisão do G-20 sobre a suspensão do serviço da dívida para os países em desenvolvimento, que a Índia apoiou totalmente, reflete essa abordagem centrada nas pessoas. As próprias iniciativas da Índia, como a International Solar Alliance e a Coalition for Disaster Resilient Infrastructure, são exemplos clássicos dessa abordagem.
Conclusão
A crescente estatura global da Índia foi reconhecida e reafirmada pela comunidade global. Portanto, é sem dúvida claro que existe um otimismo global em relação à Índia. Isso ocorre porque a Índia oferece uma combinação perfeita de abertura, oportunidades e opções. A ascensão da Índia significa: um aumento nas oportunidades de comércio com um país em que você pode confiar, um aumento na integração global com abertura crescente, um aumento na sua competitividade com acesso a um mercado que oferece escala. Além disso, a Índia tem muito a oferecer à comunidade global, especialmente para o enriquecimento intelectual e espiritual e a promoção da paz mundial.
Koventhan é encarregado de negócios da Embaixada da Índia no Brasil