Considerando a melhoria das condições em alguns países e a deterioração eventual em outros, o Departamento de Estado retornou ao sistema anterior que apresenta recomendações de viagem em níveis específicos para cada país (com níveis de 1 a 4, conforme condições específicas no país). O nível de alerta de viagem para cidadãos norte-americanos para o Brasil é 4, não viajar, devido a COVID-19.
Todos os países recebem uma recomendação de viagem de nível 1 a 4. Nossa escala de níveis de recomendação de viagem é baseada em indicadores determinantes de risco, como crime, terrorismo, sequestro de pessoa ou tomada de reféns, instabilidade social, desastres naturais, saúde e outros potenciais riscos.
“O Departamento de Estado tem como responsabilidade a segurança e proteção dos cidadãos norte-americanos no exterior. Estamos monitorando estreitamente as condições de saúde e segurança no âmbito mundial, e continuaremos a atualizar as informações específicas, por destino, para os cidadãos americanos, conforme as condições evoluem”, diz o informe da embaixada que recomenda que viajantes leiam o alerta de viagem integralmente.
Recomendamos cidadãos norte-americanos a manterem-se conectados via Travel.state.gov e pelo Facebook (https://www.facebook.com/travelgov/) e Twitter (https://twitter.com/TravelGov), e a registrarem-se no Programa de Inscrição do Viajante Inteligente (Smart Traveler Enrollment Program, STEP) com fins de receberem oportunamente as Recomendações sobre as condições de saúde e segurança em evolução.
De acordo com a embaixada americana, as informações são atualizadas regularmente no site, como ainda nas contas do Twitter, Facebook, Instagram e Flickr.