Rachel Alves Nariyoshi
O Concours International des Cabernets foi criado na França em 2014 para eleger o “Les meilleurs cabernets du monde”. Nessa sétima edição do concurso que aconteceu na França no dia 25/05/2020, o júri composto de onze sommeliers profissionais, membros da União de Sommeliers Franceses, fez a análise de 200 vinhos às cegas (sem saber qual origem dos vinhos), laureou como “O melhor Cabernet do mundo” o vinho Don Leo Cabernet Sauvignon Gran Reserva, da Viñedos Don Leo de Coahuila/México.
No mesmo concurso o corte das variedades Cabernet Sauvignon com Shiraz conquistou, também, outra medalha de ouro, além de já haver sido premiado com a medalha de bronze no Challenge Internacional du Vin, a medalha de ouro no China Wine & Spirits Awards e ainda a medalha de prata no Monde Selecion 2019. Vinho indicado para harmonizar com os preparos mexicanos bem condimentados.
Além desses prêmios, o vinho da linha Linde Cabernet Sauvignon (Linde, esposa de Don Leo) ganhou medalha de prata no Concours Mondial de Bruxelles em 2019. Então, a Viñedos Don Leo constantemente é premiada, contando hoje com 200 medalhas em apenas 3 anos de participações em concursos. Prova da excelente qualidade dos vinhos que a variedade Cabernet Sauvignon produz em terras mexicanas.
A vantagem de participar dos concursos internacionais é que a vinícola tem em seu vinho vencedor de medalhas uma fonte de orgulho e reconhecimento da qualidade, e passa a exibir sua medalha com inegável vantagem comercial.
Alemão, conhecido pelos mexicanos como Don Leo Mendel, seu verdadeiro nome era Linnich. Na década de 1930, foi trabalhar com agricultura em terras mexicanas, deixando seu legado aos descendentes que fundaram, em sua homenagem, a Viñedos Don Leo. É considerada “Uma das onze vinícolas mais extremas do mundo” pela Vinepair magazine. Seu primeiro vinhedo data do ano 2.000 com 01 hectare, chegando aos dias de hoje com 500 hectares, todos plantados numa altitude de 2.100 metros do nível do mar, usando sistema de irrigação por gotejamento que, automaticamente, distribui 2 litros de água/hora a cada parreira. Vale registrar que, no México, a Viñedos Don Leo é exclusiva na produção de vinhos Kosher, com produção acima de 180 mil garrafas/ano.
Quando se fala de vinhos elaborados a partir da variedade Cabernet Sauvignon, remete-se aos melhores vinhos da França, especialmente os vinhos elaborados em Bordeaux. Nessa região, juntamente com as variedades Merlot e a Cabernet Franc, a Cabernet Sauvignon completa o “Corte de Bordeaux”. Mas em 2020, essa fama foi desbancada pelo vinho Don Leo Cabernet Sauvignon Gran Reserva, da Viñedos Don Leo de Coahuila/México, eleito “Les meilleurs cabernets du monde”.
Cabernet Sauvignon é uma das variedades de maior popularidade e mais amplamente plantada no mundo, hoje com 290.000 hectares, de acordo com levantamento realizado pela Universidade de Adelaide/Austrália. Resistente por conta da pele grossa, adapta-se às muitas variações climáticas e produz vinhos exclusivos, de acordo com cada terroir onde é plantada.
Tim-tim!
Rachel Alves Nariyoshi é professora, sommelière , Juíza internacional de Qualificação de Vinhos e articulista da revista Embassy