As comemorações do Dia da Independência da Jamaica ocorrem no dia 6 de agosto de cada ano. Os jamaicanos em casa e no exterior comemoram esse período especial, a independência do domínio colonial britânico, e também estendem ao nosso reconhecimento (totalmente gratuito) a abolição da escravidão, em 1º de agosto de 1838. O período intermediário entre 1º e 6 de agosto é conhecido como Emancipendência. Isso permite refletir sobre nossa história, o caminho que tomamos, nossas realizações e nossos planos e aspirações para o futuro.
A história jamaicana é multifacetada, estendendo-se além da história registrada, com a chegada de Cristovam Colombo, em 1494, e seu encontro com os então ocupantes da ilha, os Tainos. A nossa é uma história tecida com paixão e dor pela renovação e auto-atualização, permitindo que a Jamaica se torne um dos países mais celebrados do mundo, reconhecido e respeitado globalmente por nossas formas culturais únicas, capacidade atlética e capacidade de desempenhar o papel de corretor honesto em compromissos diplomáticos.
Ao celebrarmos hoje, nosso tema ‘Resiliente e forte … Vamos comemorar a Jamaica 58’ é um verdadeiro reflexo de uma nação pequena, mas poderosa, de pessoas fortes e resilientes que superaram o domínio da escravidão e da colonização. Temos orgulho de nossas realizações, embora reconheçamos que ainda há muito a ser feito para tornar a Jamaica o local de escolha para morar, trabalhar, criar famílias e fazer negócios.
Esperamos ansiosamente que você participe de nossas celebrações virtuais do 58º Independence Spectacular de hoje, que apresenta performances ao vivo e gravadas de nossos principais artistas e outros embaixadores culturais. O evento será transmitido ao vivo em várias plataformas de mídia social, incluindo 1 Spot Media, TVJ, YouTube e Facebook. Naturalmente, convidamos você a visitar a Jamaica, pois estamos sempre abertos para negócios e para compartilhar as delícias de nossa ilha.
Sharon J. Miller é embaixadora da Jamaica no Brasil