• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quarta-feira, 22 abril , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Últimas Notícias

Morre ex-embaixatriz Lúcia Flecha de Lima

por Liz Elaine
2 de abril de 2017
em Últimas Notícias
Tempo de Leitura: 3 mins
A A

Mulher do embaixador aposentado Paulo Tarso Flecha de Lima, ela foi amiga íntima de Lady

Maria Lima

O Globo

BRASÍLIA – Considerada uma das mulheres mais glamourosas e elegantes da diplomacia brasileira, a ex-embaixatriz Lúcia Flexa de Lima faleceu na manhã deste domingo, em Brasília, aos 76 anos, depois de lutar por um ano contra um câncer. Junto com o marido, o embaixador aposentado Paulo Tarso Flexa de Lima, levou o Brasil para as manchetes durante o comando das embaixadas de Paris, Roma, Londres e Washington, postos mais cobiçados do Itamaraty. Durante a separação e morte da princesa Diana, Lúcia ganhou destaque como sua primeira amiga e confidente. Paulo e Lúcia formavam o casal 20 da diplomacia.

Nos últimos tempos, mesmo doente, a ex-embaixatriz comandava projetos sociais em Brasília. Era presidente da Casa do Candango, uma sociedade beneficente que cuida de 300 crianças carentes, e do Lar São José, um abrigo de idosos na capital.

– Era uma grande mulher, honrou o nome do Brasil por onde passou. Nos últimos tempos se empenhava muito para garantir dinheiro para suas crianças e velhinhos. Meu pai está destroçado. Perdeu a grande companheira dele – disse Isabel, uma dos quatro filhos do casal.

Lúcia morreu em casa e deixa, além do marido, quatro filhos. O corpo da ex-embaixatriz será cremado a seu pedido. O funeral será íntimo e, desde cedo, a família está recebendo mensagens e flores de representantes do corpo diplomático em Brasília.

Por onde passou, a ex-embaixatriz cultivou amizades, como o casal Bill e Hillary Clinton, e a princesa Diana, de quem foi confidente. O casal Flecha de Lima conheceu Lady Di em junho de 1990, durante um chá de verão promovido pela rainha Elizabeth nos jardins do Palácio de Buckingham. No evento, Lúcia e a princesa trocaram apenas cumprimentos formais. Pouco depois, no entanto, as duas passaram a conversar. A amizade se consolidou com a vinda do príncipe Charles e Diana ao Brasil em 1991 para uma visita de seis dias. Na ocasião, Paulo Tarso Flecha de Lima, então embaixador em Londres, recebeu do governo a missão de ciceronear o casal. Nesse período, Lúcia conviveu intensamente com Diana.

A aproximação prosseguiu em Londres e a amizade veio a público quando Diana convidou a amiga para acompanhá-la nas finais do torneio de tênis de Wimbledon. A partir daí, Lúcia tornou-sem uma das principais amigas e confidentes da princesa. A ex-embaixatriz recebia Diana em casa.

Lúcia sempre encarou a função de embaixatriz com muita responsabilidade. Disse, em entrevista ao GLOBO em 1998, que ser embaixatriz não era um papel.

– Eu sou mulher de embaixador 24 horas por dia – afirmou à época, dizendo ainda que qualquer coisa que fizesse lá fora refletiria na mulher brasileira.

Na entrevista, contou que, em 1990, foi ao Iraque, pagando a passagem com dinheiro do próprio bolso, para acompanhar o marido nas negociações para a liberação de 340 brasileiros retidos pela Guerra do Golfo. Na Itália, ela comandou pessoalmente a reforma do palácio Pamphili, uma construção do século XVII, sede da embaixada brasileira em Roma.A ex-embaixatriz era mineira de Belo Horizonte e também foi secretária de Turismo do Distrito Federal.

Notícia Anterior

El Mercosur exhortó a Venezuela a “restablecer la separación de poderes”

Próxima Notícia

Ministro paraguaio é demitido após morte de manifestante

Notícias Relacionadas

Brasil

OEA e missões internacionais credenciadas pelo TSE observam eleições no Brasil

26 de setembro de 2022
Mundo

Georgia Meloni será chefe de governo na Itália

26 de setembro de 2022
Brasil

Comissão de Relações Exteriores do Senado tem nova presidente

20 de setembro de 2022
Próxima Notícia

Ministro paraguaio é demitido após morte de manifestante

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formaliza A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formalização de uma nova e relevante parceria institucional com a Embaixada da Geórgia, que resultará na produção de uma edição especial inteiramente dedicada ao país.

O projeto já está em andamento e mobiliza uma equipe multidisciplinar de excelência, composta por jornalistas, revisora, fotógrafa, designer gráfico e tradutores, com o compromisso de apresentar um conteúdo editorial de alto padrão, à altura da proposta e da relevância internacional da publicação.

Com lançamento previsto para o mês de maio, a 11ª edição da EMBASSY reafirma o compromisso de uma revista com qualidade, credibilidade e a valorização das relações internacionais.

Em breve, mais informações.
Acompanhe.
Post do Instagram 17993623085937448 Post do Instagram 17993623085937448
✨🎧 Justiça também se traduz. Entre vozes, idiomas ✨🎧 Justiça também se traduz.

Entre vozes, idiomas e silêncios históricos, a exposição “1 Julgamento, 4 Línguas – Os pioneiros da interpretação simultânea em Nuremberg” revela quem tornou possível um dos momentos mais decisivos da humanidade — o Tribunal de Nuremberg.

Eles não estavam nos holofotes.
Mas sem eles, nada teria sido compreendido.
Nada teria sido julgado.

Quatro idiomas.
Uma verdade em construção.
E profissionais que sustentaram o peso da história… em tempo real.

A realização desta mostra reúne nomes que seguem sustentando o diálogo global hoje:
🤝 Associação Internacional de Intérpretes de Conferência (AIIC)
🤝 Associação Profissional de Intérpretes de Conferência (APIC)
🇩🇪 Embaixada da Alemanha no Brasil, representada pelo Encarregado de Negócios a.i., Sr. Wolfgang Bindseil

📍 Biblioteca Nacional de Brasília
🗓️ Até 10 de abril
🎟️ Entrada gratuita

Se você nunca parou para pensar no poder de uma tradução… talvez essa seja a sua chance.

💬 Você já tinha imaginado o impacto desses intérpretes na história?

#brasíliacultural
#nuremberg
#revistaembassy
#interpretaçãosimultânea
#comunicaçãoglobal
Post do Instagram 17853929589631895 Post do Instagram 17853929589631895
Post do Instagram 18523781110069486 Post do Instagram 18523781110069486
A milonga uruguaia animou a festa nacional do Urug A milonga uruguaia animou a festa nacional do Uruguai em Brasília. A reportagem você vai poder ler na Embassy
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In