Encarregado de Negócios do Governo Britânico no Brasil, Wasim Mir, falou com exclusividade para a revista Embassy Brasília sobre o importante trabalho da embaixada nessas áreas.
Março foi o mês de celebrar o Commonwealth, a aliança entre 52 nações que se dedicam ao desenvolvimento de sociedades livres e democráticas e à promoção da paz e da prosperidade mundial. No Brasil, a Embaixada e os Consulados britânicos comemoraram o Dia da Commonwealth, 13 de março, com uma série de iniciativas visando promover os valores e ações da comunidade.
”O Reino Unido tem um compromisso de longa data e firme com essa organização única, sediada em Londres, e com os valores que defende: a democracia, os direitos humanos e o Estado de Direito”, explicou Wasim MIr. De acordo com o Encarregado de Negócios, como início das celebrações, foi feito um blog escrito por sete diplomatas britânicos com declarações sobre sua relação pessoal com a Commonwealth. Cada declaração enfatizou o contexto familiar e os laços culturais com os países membros da organização, falando sobre como isso afetou a vidas e o desenvolvimento profissional deles.
Na data festiva para aquela comunidade internacional, Wasim Mir conversou com 70 alunos cursando Relações Internacionais da UnB – Universidade de Brasília- sobre o que é a Commonwealth e qual é importância dela para o desenvolvimento do mundo. “É uma organização dedicada ao desenvolvimento de sociedades livres e democráticas e à promoção da paz e da prosperidade”, resumiu o diplomata. Segundo o Encarregado de Negócios do Governo Britânico, os valores da Commonwealth foram delineados e explicados para os estudantes.
A embaixada do Reino Unido tomou ainda a iniciativa de produzir um vídeo que incluiu uma série de representantes de países que fazem parte da comunidade. “Nove sedes diplomáticas em Brasília participaram do trabalho que explicou ao público dos canais de mídia social o que é a Commonwealth e o que ela faz para melhorar nosso mundo”, explicou Wasim Mir. A organização, de acordo com o Encarregado de Negócios, busca a troca de experiências culturais, em um trabalho conjunto para tornar alguns jovens, futuros líderes. “Damos força e empoderamento à juventude”, afirmou.
Diversidade– A diferença , segundo Wasim Mir, é um valor fundamental para a nação britânica. Para ele, o Reino Unido continua sendo um lugar diverso e acolhedor para visitar, trabalhar e estudar. “Propomos valores de tolerância, igualdade e liberdade de expressão a nível internacional. Temos orgulho da nossa história como uma sociedade multi-racial, multi-religiosa, multi-cultural e que continuará assim”, explica o diplomata.
De acordo com Wasim Mir, o Reino Unido tem uma posição de liderança como defensor dos direitos das mulheres. “O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, proporcionou a oportunidade de reflexão sobre o que nós, como organização e indivíduos, podemos fazer para acelerar a paridade de gênero e alcançar uma igualdade substantiva para mulheres e meninas em todo o mundo”, acredita. O Encarregado de Negócios falou sobre projetos em parceria com a Secretaria de Mulheres do Recife, em conjunto com a ONG Oxfam que defendem os direitos das mulheres, em especial, das mulheres negras.
Entre as iniciativas internas da embaixada do Reino Unido está a criação de um comitê construído por funcionários dedicados a discutir questões de diversidade como identidade de gênero, raça, deficiência e direitos humanos. Também são realizados Workshops e campanhas internas sobre respeito e tolerância, assim como aula de auto-defesa para as mulheres.
Paralímpiadas – De acordo com Wasim Mir, a embaixada do Reino Unido aproveitou a oportunidade dos Jogos Paralímpicos , em setembro passado, para “dar visibilidade à questão da deficiência”. Uma equipe do Reino Unido , acompanhada da Secretária para assuntos da Pessoa com Deficiência, do governo britânico,visitou o Rio de Janeiro durante a competição, quando foi promovido, ainda, um debate sobre Acessibilidade e Design Inclusivo. Outra atividade desenvolvida pela embaixada britânica, durante o evento esportivo, foi uma competição entre start-ups britânicos em que foi abordado o tema “ Inovação e Tecnologia em Saúde para pessoas com deficiência” .
“Alem de tudo isso, nosso Departamento para o Desenvolvimento Internacional (DFID), em parceria com o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG), lançou em Brasília a edição especial da revista Política em Foco sobre Proteção Social: Rumo à Igualdade de Gênero”, relatou Wasim Mir. A embaixada , de acordo com ele, também promoveu outras ações por meio dos seus canais de mídia social.