Thais Sousa
tsousa@anba.com.br
São Paulo – O xeque Mohamed bin Zayed Al Nahyan, príncipe herdeiro de Abu Dhabi e vice comandante supremo das Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos, recebeu nesta sexta-feira (10) uma ligação do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Segundo a agência de notícias oficial do país árabe, a WAM, os dois discutiram relações bilaterais e formas de aprimorá-la em todos os campos.
Os dois falaram sobre questões regionais e internacionais de interesse mútuo, incluindo os recentes desdobramentos do cenário da covid-19. Um dos tópicos foi a importância de coordenar o trabalho e unificar esforços globalmente para conter a pandemia e aliviar seus impactos, bem como formas de desenvolver a cooperação entre os Emirados Árabes Unidos e o Brasil nesta área.
Segundo a WAM, Bolsonaro agradeceu as doações de equipamentos de proteção individual para médicos enviados pelos Emirados Árabes Unidos para apoiar os esforços no enfrentamento ao coronavírus no Brasil, além de elogiar as iniciativas do xeque no desenvolvimento da cooperação e solidariedade internacionais, especialmente em tempos de crise.
Desde o início da pandemia, os Emirados Árabes Unidos forneceram mais de 1.046 toneladas de suprimentos para mais de 70 países, beneficiando mais de 1 milhão de trabalhadores da saúde.