• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quinta-feira, 7 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Artigos

O futuro do Comércio Exterior brasileiro pós pandemia

por Liz Elaine
15 de junho de 2020
em Artigos
Tempo de Leitura: 3 mins
A A

Os impactos e as mudanças no setor do Comércio Exterior brasileiro diante do novo Coronavírus estão ligados à crise global instaurada pelas consequências da pandemia, uma vez que nós temos diversos parceiros comerciais espalhados pelo mundo para escoamento das nossas exportações. É primordial que essas economias estejam sólidas e fortes, principalmente, quando falamos da China, que é o nosso principal parceiro comercial e foi onde tudo começou.

O Comércio exterior já sentia os reflexos do vírus quando ele ainda atingia a Ásia Oriental, diferentemente de outros setores da economia brasileira que só estão sentindo esse reflexo agora. O câmbio é um bom exemplo. O reflexo cambial foi sentido antes mesmo da chegada do vírus no Brasil. Nossas exportações e as nossas importações já estavam sendo afetadas pela variação cambial. E, agora, nós temos a moeda americana cotada no patamar de R$ 6,00 – o que é um absurdo – derrubando qualquer planejamento financeiro já feito e qualquer planilha de custo de importação.

A pandemia também fez com que a nossa rotina sofresse alteração, mas como nós trabalhamos via sistemas, por e-mail, a mudança não foi grave. Sofre mais quem está na linha de frente: nos aeroportos e nos portos brasileiros. Esses, que trabalham dia a dia, principalmente, na liberação dos itens ligados ao combate do Covid-19, são os que merecem atenção. O Comércio Exterior no geral consegue fazer home office. A pandemia está deixando um importante legado para desburocratização dos processos de importação e exportação.

Nossa grande preocupação, enquanto setor, é o protecionismo (sistema de proteção da indústria ou do comércio de um país, concretizado em leis que proíbem ou inibem a importação de determinados produtos, por meio da taxação de produtos estrangeiros). O protecionismo já vinha dando as suas caras para grandes economias e causando problemas para a Organização Mundial do Comércio (OMC). É uma linha perigosa, e uma tendência pré-existente à crise global do coronavírus. Agora, parece que está se consolidando ainda mais. O nosso grande embate é contra o protecionismo. Não podemos voltar atrás em tudo o que conquistamos até hoje.

Para além dessa luta, eu acredito em três pilares para o crescimento da economia brasileira em conjunto com o Comércio Exterior brasileiro. O primeiro deles é o agronegócio, que já é um sucesso e faz com que a nossa balança comercial seja superavitária. Porém, é necessário agregar valor ao agronegócio. Precisamos pensar em tecnologia, novos processamentos, para escoar ainda mais e aumentar o número de vendas para o mundo, lembrando que este mundo vai estar em crise e ela é uma grande barreira.

Outro pilar seria o investimento em infraestrutura. Há 15 anos no mercado, eu escuto essas discussões a respeito da infraestrutura logística no nosso país. O Brasil agoniza nesse setor. O terceiro pilar, mas não menos importante, diz respeito à reforma tributária, que não contribuiria somente com o Comércio Exterior, mas com outros setores da economia que estão ligados a ele. A hora da virada de chave é agora.

Se conseguirmos caminhar com esses três pilares, acredito em uma recuperação do Brasil, talvez, até, a médio prazo. Nosso país possui muitas riquezas, nos resta saber trabalhar essas riquezas, para que a gente possa novamente ser uma vitrine para o mundo. Esse deve ser o nosso dever de casa. Existe a necessidade de pensar em abrir novos mercados e não ficar dependendo exclusivamente da China, que nos deu um grande susto com o coronavírus. É preciso fazer a parte diplomática e lembrar que ninguém investe em um país que tem uma política e uma economia completamente instáveis. Para galgar novos investimentos, esse dever de casa deve ser feito.

*Michelle Fernandes é CEO da M2Trade e especialista em Comércio Exterior.

<a href=”https://greencheck.com.br/d9238a9fc7331e67f4abec0c85ade8295c0b527d372509a4738e6d49a56e289c” target=”_blank”>
<img src=”https://api.greencheck.com.br/badge_certified.png” alt=”Greencheck” style=”width: 30%; height: 30%” />
</a>

Tags: comérciocomércio exteriorCoronavírusMichelle Fernandespandemia
Notícia Anterior

Países assinam acordo que garante 300 milhões de doses de vacinas para a UE

Próxima Notícia

UE e Reino Unido enfrentam o desafio de negociação comercial

Notícias Relacionadas

Artigos

A construção de Brasília não foi apenas um projeto de governo

21 de abril de 2026
Artigos

Brasília: 66 anos da capital onde o Brasil encontra o mundo

21 de abril de 2026
Artigos

O Suco de Uva brasileiro no Cenário Internacional: Ciência e Mercado

13 de abril de 2026
Próxima Notícia

UE e Reino Unido enfrentam o desafio de negociação comercial

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Embaixador do Irã defende o fortalecimento das rel Embaixador do Irã defende o fortalecimento das relações com o Brasil -

O fluxo comercial entre Brasil e o Irã apresenta oscilações, com saldo comercial favorável, de maneira consistente, ao Brasil. Apesar de persistirem entraves, o Irã é expressivo mercado — um dos maiores do Oriente Médio — para as exportações brasileiras.

O embaixador do Irã no Brasil, Abdollah Nekounam Ghadiri, defendeu o fortalecimento das relações com o Brasil em reunião, nesta quarta-feira, 6, com o presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP). O deputado Claudio Cajado (PP-BA), também participou do encontro.

De acordo com Ghadiri, “temos um relacionamento de mais de 120 anos e que nunca foi afetado pelas mudanças de governos, no Brasil ou no Irã. São relações sólidas que se baseiam no interesse comum, principalmente no comércio”, afirmou...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#AbdollahNekounamGhadiri #ClaudioCajado #COMISSÃO #CREDN #Diplomacia #Embaixador #Exportação #Irã #LuizPhilippe #relações
Brasília: arte e história além da política - Em Brasília: arte e história além da política -

Em meio às discussões e debates da República, a capital do Brasil guarda obras de arte e uma arquitetura que lhe conferiram o título de patrimônio mundial da Unesco.

A Praça dos Três Poderes, com o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional, ocupa o cotidiano dos brasileiros no noticiário e nas decisões que influenciam a vida da população. Mas são esses endereços também obra de arte e de arquitetura de uma cidade que respira história, cultura e oferece lazer mesmo em meio a tantas negociações políticas.

Construir uma capital no Centro-Oeste brasileiro foi uma insistência do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira (1956-1960), que encomendou o projeto ao arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012). Ele, porém, recomendou que o plano urbanístico fosse feito por outro profissional e se ocupou, ent�...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Arte #AthosBulcão #Brasília #capital #Ceschiatti #LúcioCosta #Memorial #obras #OscarNiemeyer #Palácio #patrimônio #Planalto #política #RobertoBurleMarx #Unesco
Bahrein destina áreas para produção agrícola no Br Bahrein destina áreas para produção agrícola no Brasil -

Ministério dos Assuntos Municipais e Agricultura do Bahrein alocou 12 lotes para agricultores de Buri (SP) como parte de estratégia para aumentar segurança alimentar do país.

O Ministério dos Assuntos Municipais e Agricultura do Bahrein assinou acordos para destinação de 12 lotes agrícolas a agricultores em Buri, estado de São Paulo.  No total foram concedidos 82 mil metros quadrados, cerca de 8,2 hectares, como parte dos esforços para aumentar a segurança alimentar e apoiar agricultores no país, segundo notícia da agência estatal Bahrain News Agency (BNA).

A ação se insere em uma estratégia maior que tem como fim também expandir a capacidade agrícola sustentável, aumentar a produção local e melhorar a eficiência no setor no Bahrein. Recentemente o Ministério dos Assuntos Municipais e Agricultura alocou outros seis lotes, em um tot...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Agricultura #Bahrein #Buri #ministério #Produção
Brasileiros no exterior: Governo reduz pela metade Brasileiros no exterior: Governo reduz pela metade taxa de passaporte -

A medida foi divulgada nesta terça-feira (05), em comunicado do Itamaraty

A partir de 1º de junho de 2026, brasileiros que vivem no exterior terão acesso a passaportes com custo reduzido em 50 por cento. A medida, publicada pela Portaria MRE nº 664/2026, equipara as taxas consulares aos valores cobrados no Brasil.

O governo destacou que a iniciativa beneficia especialmente famílias binacionais e crianças nascidas fora do Brasil, facilitando a regularização de documentos essenciais ao exercício dos direitos dos cidadãos brasileiros no mundo.

A redução também pretende aproximar o preço da emissão no exterior aos valores cobrados em território nacional. Hoje, o custo da obtenção de um passaporte no Brasil varia de R$ 257,25 a R$ 514,50.

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info
Brasil e Reino Unido avançam na cooperação em mine Brasil e Reino Unido avançam na cooperação em minerais críticos -

Evento realizado na sede da ApexBrasil reuniu especialistas, diplomatas e representantes dos dois governos para debater parcerias estratégicas no setor. Representando a Embaixada do Reino Unido, participou a ministra conselheira Sarah Clegg

O Brasil tem ampliado sua atuação no debate global sobre minerais críticos, insumos essenciais para a transição energética e o desenvolvimento de novas tecnologias. Nesse contexto, o país avança na construção de uma política nacional para o setor e busca fortalecer parcerias internacionais.

Foi com esse objetivo que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) sediou, no dia 29 de abril, a Mesa Redonda de Especialistas em Minerais Críticos Reino Unido–Brasil, encontro de alto nível que reuniu representantes de governos, setor produtivo, instituições finance...

🔗 Link Completo da Matéria:

https://embassynews.info/brasil-e-reino-unido-avancam-na-cooperacao-em-minerais-criticos/

#Apex #Brasil #Cooperação #críticos #exportações #LaudemirMuller #minerais #reinounido #SarahClegg
Bahia se posiciona como parceira estratégica da UE Bahia se posiciona como parceira estratégica da UE na indústria sustentável e transição energética -

Estado vem se consolidando como um parceiro estratégico da União Europeia no avanço da indústria sustentável, da transição energética e da inovação tecnológica, em um momento de fortalecimento das relações bilaterais após a entrada em vigor provisória do acordo entre o Mercosul e o bloco europeu, em 1º de maio.

Entre os dias 4 e 6 de maio, o estado recebeu uma delegação de adidos comerciais europeus no âmbito do programa “Conhecendo a Indústria”, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A iniciativa tem como objetivo apresentar o potencial produtivo e tecnológico brasileiro, além de ampliar a cooperação econômica e atrair investimentos estrangeiros.

Um dos principais pontos da agenda foi a visita ao SENAI Cimatec, em Salvador, considerado um dos mais avançados centros de inovação industrial...

🔗 Link Completo da Matéria:

https://embassynews.info/bahia-se-posiciona-como-parceira-estrategica-da-ue-na-industria-sustentavel-e-transicao-energetica/

#Bahia #delegação #energia #Europeia #Indústria #MERCOSUL #UE #União
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In