Sentinel 2B foi colocado em órbita pelo foguete lançador Veja
A Europa lançou nesta madrugada (7) seu mais novo satélite de observação terrestre para monitorar áreas do planeta e fotografar. O satélite Sentinel 2B foi lançado pelo foguete italiano Vega da base de Kourou, na Guiana Francesa.
O Sentinel 2B é o quinto satélite do programa Copernicus, desenvolvido pela Agência Espacial Europeia (ESA) e pela Comissão Europeia. O equipamento entrou em órbita exatamente 57 minutos e 57 segundos após seu lançamento com o foguete Vega, desenvolvido inteiramente na Itália pela empresa Avio.
O satélite já enviou os primeiros sinais através de seu painel solar. O Sentinel-2B é “irmão gêmeo” do Sentinel-2A, que também foi lançado pelo Vega em maio de 2015. Juntos, os dois fornecerão imagens de pontos variados do planeta a cada cinco dias. As fotos permitirão monitorar e observar o estado das áreas verdes de diversas partes do globo. As informações não serão úteis apenas para pesquisadores e instituições políticas, mas também para outros setores, como a agricultura.
O projeto Copernicus é considerado pela União Europeia o mais ambicioso programa de observação terrestre da atualidade e a ESA prevê investimentos de 8 bilhões de euros até 2020.