Súsan Faria
Fotos: Eliane Loin
Servidores de embaixadas sediadas em Brasília e da União Europeia, em função de secretário e assessor diplomático, realizaram um sonho que vêm sendo acalentado e construído há alguns anos. Eles fundaram, nesta quinta-feira (23), o GAD – Grupo dos Assessores Diplomáticos. A reunião inaugural foi no auditório da Casa Thomas Jefferson, na Asa Sul de Brasília.
O GAD nasce com três pilares básicos: Cultural, Educacional e Social. Sua primeira ação pública será comemorar o Dia Internacional da Mulher. Internamente trabalha com pesquisa de opinião e planejamento estratégico para 2017, dentre outras ações.
Na área social, pretende fazer arrecadações e trabalho voluntário com instituições que abrigam moradores de rua, inicialmente. Na educacional, oferecer a seus membros palestras, cursos e especializações. Na cultural, eventos nas áreas de cinema, teatro, música, e parcerias com lojas, restaurantes e empresas de turismo, bem como divulgar ações das embaixadas e a cultura dos países. “Temos forte potencial para atuar”, explicou a Coordenadora Administrativa e Social do GAD, Vânia Brandão, da Embaixada da Irlanda.
Vânia lembrou que o grupo já funcionava informalmente com a troca de mensagens e os encontros sociais. “Agora damos corpo a esse sonho, com gestão participativa”. Destacou como o grupo vinha se estruturando e para onde quer caminhar. Explicou as diferenças entre as funções de um secretário executivo, cargo regulamentado; e do assessor diplomático, que pode ser exercido sem conflito com nenhuma profissão.
Divulgação – O GAD vai enviar uma carta aos embaixadores, agências de turismo, hotéis, escolas de línguas, parceiros e instituições afins divulgando seus objetivos. Na reunião, os participantes preencheram um formulário com pesquisa de opinião sobre áreas principais de interesse e como deve funcionar o grupo, pesquisa que será tabulada e os dados divulgados. Entre os primeiros passos do GAD também estão o trabalho nas redes sociais e a construção do seu regulamento.
A diretoria do GAD está formada: Gestora, Tânia Rodrigues, da Embaixada de Israel; Coordenadora Espiritual, Irmã Clessi Pauleti, da Embaixada da Santa Fé; Coordenadora de Finanças, Kanda Nehgme, da Embaixada da República Tcheca; Coordenadora Administrativa e Social, Vânia Brandão, da Embaixada da Irlanda; e Promotora Comercial, Priscila Silveira, do Guia Diplomático. Há ainda seis conselheiros das Embaixadas do Chipre, Uruguai, Camarões, EUA, Palestina e Vietnam. O dia 23 de fevereiro será considerado o Dia Internacional do GAD.
No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a partir das 18h, o GAD participará de um happy hour, no Hotel Mercure, em Brasília. Na ocasião, serão recolhidos donativos como alimentos e material de higiene para serem distribuídos aos moradores de rua abrigados pela ONG Casa Santo André, que tem sede em Sobradinho e Taguatinga. Pedidos de mais informações sobre o GAD podem ser enviados para o email bsb.gad@gmail.com