WASHINGTON — Os Estados Unidos suspenderam a entrega de vistos comuns em todos os países do mundo por conta da pandemia do novo coronavírus. A informação foi comunicada pelo Departamento de Estado americano.
“Em resposta aos importantes desafios mundiais relacionados à pandemia da Covid-19, o Departamento de Estado suspende temporariamente a emissão de vistos comuns em todas as embaixadas e consulados”, diz trecho da nota da diplomacia americana.
“Na medida do possível, embaixadas e consulados seguirão entregando vistos de urgência”, completa a nota.
Na última quarta-feira, os EUA já tinham anunciado a suspensão dos serviços consulares rotineiros “em muitos países”, sem, no entanto, especificá-los. Desde a última semana, o país adotou uma série de restrições a estrangeiros. Além de proibir voos partindo da Europa, o governo americano também fechou sua fronteira com o Canadá.
Todas as embaixadas e consulados americanos seguem abertas para atender cidadãos dos EUA no exterior. O país, no entanto, recomenda a quem está em território nacional a não viajar para o exterior.
Segundo a última atualização do Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos EUA, há 10.442 casos de Covid-19 confirmados em todos os 50 estados do país. Até o momento, 150 pessoas morreram em decorrência do novo coronavírus.