O diplomata da Bélgica recebeu, em sua residência, no dia 05/03, o Almirante Murillo Barbosa, Diretor Presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) e Luciana Guerise, Diretora Executiva do órgão. O objetivo do encontro foi discutir os relacionamentos, incluindo o intercâmbio mútuo de melhores práticas, entre a ATP e os Portos da Bélgica em assuntos como gerenciamento de portos, transferências, transferências de cargas, pilotagem, sustentabilidade, relações internacionais e treinamento.
A Associação ATP representa os portos e terminais privados no Brasil e defende seus interesses com o governo. Além disso, seus membros representam mais de 60% do volume de exportação do Brasil e, portanto, a ATP é uma entidade muito relevante para os portos belgas.
O porto de Antuérpia, em particular, está ligado financeira e estrategicamente ao porto de Açu (RJ), um dos principais membros da ATP. O instituto de treinamento do porto, o APEC (Centro de Treinamento Portuário de Antuérpia), já é referência mundial na área de logística e gestão portuária e já recebeu cerca de 700 profissionais do setor marítimo do Brasil para participar de um seminário ou outro tipo de treinamento em Antuérpia.
O Porto de Antuérpia é o segundo maior da Europa e possui o maior complexo petroquímico da Europa e um dos mais centralmente localizados. Outros grandes portos marítimos e interiores são os portos de Gante, Zeebrugge e Liège.