A nova rota foi lançada no dia 15 de dezembro, no Aeroporto Internacional JK, com as presenças do embaixador do Paraguai Juan Ángel Delgadillo e da Secretaria de Turismo do Distrito Federal,Vanessa Mendonça. O voo inaugural da companhia aérea Latam, chegou a ministra do Turismo, Sofía Montiel de Afara, e uma delegação composta por representantes da mídia, que foram recebidas pelas autoridades brasileiras.
A Secretária Vanessa Mendonça deu as boas-vindas à Ministra Sofía Montiel de Afara e à comitiva paraguaia. Ela destacou a ação público-privada iniciada para a sustentabilidade da nova rota latino-americana entre as duas capitais, enquanto que o turismo é uma atividade que mostra rapidamente resultados positivos para a economia, fortalecendo a cadeia produtiva.
Em seu discurso, a ministra Sofia de Afara lembrou que, no próximo ano, a cidade de Brasília completa 60 anos, sendo essa a melhor maneira de antecipar essa comemoração com a chegada da América Latina “juntando o céu paraguaio e brasileiro com aviões equipados com o melhor desempenho e conforto para os passageiros”.
Em seguida, a ministra Sofía Montiel e o embaixador Juan Delgadillo receberam o livro que registra a vida, obra e pensamento de Lúcio Costa, um urbanista que, juntamente com o arquiteto Oscar Neimeyer e o presidente Juscelino Kubistchek, foi responsável pela transferência do Rio de Janeiro para Brasília, como a capital atual do Brasil.
Através de um acordo comercial com a Latam, a empresa paraguaia Paranair operará o voo Assunção-Brasília com sua tripulação e a aeronave Bombardier CRJ 200, com capacidade para 50 assentos em uma única classe. O voo LA1326 partirá diariamente de Assunção às 16h20 e aterrará em Brasília às 18h40. O retorno será no voo LA1327, que decolará diariamente de Brasília, às 20h15, e chegará a Assunção às 22h45.