A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex-Brasil, inaugurou de um Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), no dia 5 de dezembro, no campus da Asa Norte do UniCEUB. Com ele, serão capacitadas 200 empresas do DF e região para exportar.
Além do núcleo físico, o UniCEUB será responsável pelo gerenciamento do Núcleo PEIEX a Distância. A capilaridade ampliada da nova modalidade cobrirá todo o Brasil e poderá atender as empresas que não tinham como receber a qualificação para exportação que a Apex-Brasil oferece por estarem fora do raio de atuação dos núcleos físicos.
O objetivo é qualificar 200 empresas no prazo de 24 meses: 100 pelo Núcleo PEIEX Brasília e 100 pelo Núcleo PEIEX a Distância, sendo este para empresas de qualquer região do Brasil, qualificando-as para que possam comercializar seus produtos no mercado internacional com maior segurança.
“Com base nos estudos realizados pela Apex-Brasil, existe potencial exportador na região do DF. Portanto, há oportunidade de transformar empresas brasilienses em exportadoras permanentes, um dos objetivos do PEIEX”, destacou a Gerente de Qualificação e Competitividade da Apex-Brasil, Ana Cláudia Barbosa.
Prioridades – A prioridade é atender empresas dos setores de alimentos e bebidas, confecções, artesanato, móveis e serviços. Em 2018, as exportações do DF totalizaram US$ 259,51 milhões, o que representou um crescimento de 3,27% em relação aos dados de 2017. Após 2015 e 2016 registrando forte queda nas exportações (12,9% e 42,77%), em 2017, foi registrada uma expressiva recuperação (52,72%) e em 2018, um crescimento mais modesto.
Já o Núcleo PEIEX a Distância, a proposta é atender empresas dos setores de alimentos e bebidas; moda; máquinas e equipamentos; produtos têxtis; e higiene pessoal e cosméticos. No decorrer da execução do Programa, outros setores estratégicos poderão ser atendidos, conforme a demanda.
Participaram do evento de lançamento do PEIEX em Brasília o presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia; o reitor do UniCEUB, Getúlio Américo Moreira Lopes, e as equipes dos Núcleos PEIEX e Apex-Brasil.
(*) Com informações da Apex-Brasil