Começou a apuração dos votos do segundo turno das eleições presidenciais do Uruguai, organizadas neste domingo (24). As urnas foram fechadas às 19h30 (horário de Brasília e Montevidéu), e os eleitores escolheram entre o governista Daniel Martínez e o liberal-conservador Luis Lacalle Pou, que deve sair vencedor.
A Corte Eleitoral estima que 90% dos eleitores cadastrados compareceram às urnas neste domingo. Quem levar a votação deste domingo será o presidente do país entre março do ano que vem e março de 2025.
Embora Martínez tenha terminado o primeiro turno na frente, com cerca de 40% dos votos, Lacalle Pou aparece na dianteira em todas as pesquisas de opinião nesta segunda rodada, segundo o “El País”. Caso a expectativa se confirme, Lacalle Pou interromperá 15 anos de governo da Frente Ampla, em que Tabaré Vázquez e José “Pepe” Mujica se alternaram no poder.
Martínez não fez alianças neste segundo turno. Já Lacalle Pou formou a chamada “coalizão multicor”, com o Partido Colorado, o Cabildo Aberto, o Partido do Povo [Partido de la Gente] e o Partido Independente.
Juntos, eles formam uma maioria parlamentar — e esse foi um tema central na campanha eleitoral: um dos principais resultados do primeiro turno foi que a Frente Ampla perdeu a maioria absoluta, tanto no Senado como na Câmara.
A partir de 15 de fevereiro, a coalizão de esquerda — hoje no governo — terá 13 senadores, contra os 15 que tem atualmente. Já a centro-direita terá 17 (10 do Partido Nacional, 4 do Colorado e 3 do Cabildo Aberto).
Entre os deputados, a Frente Ampla terá 42 cadeiras, contra as 50 que tem atualmente. Já a coalizão de Lacalle Pou terá 56.