O ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica , foi eleito senador com a lista de candidaturas mais votada da coalizão de esquerda Frente Ampla (FA), a mesma do candidato Daniel Martínez , que disputará o segundo turno com Luis Lacalle Pou, candidato de direita pelo Partido Nacional.
Com 93,99% da apuração oficial concluída, a lista da ala Movimento de Participação Popular (MPP), cujo líder é Mujica, obteve 262.124 votos. Aos 84 anos, o ex-presidente havia renunciado ao cargo no Senado ano passado, mas decidiu se candidatar, um retorno que tem sido visto por analistas como um indicativo das dificuldades da coalizão para formar novas lideranças.
Ao deixar a política no ano passado, Mujica, que foi eleito em 2014 para um mandato de cinco anos, disse em uma carta estar “ cansado da longa viagem ” e que iria se “refugiar na aposentadoria”, embora tivesse declarado também que jamais iria “renunciar à solidariedade e à luta de ideias”.
No domingo, após votar, Mujica afirmou que deve voltar às ruas para fazer campanha para Martínez, na disputa do segundo turno. Ao longo da campanha, o ex-presidente não apareceu muitas vezes ao lado do candidatoà Presidência, a quem definiu como “um engenheiro”.
Mujica, ex-guerrilheiro, ex-deputado e uma vez conhecido como “o chefe de Estado mais pobre do mundo”, por ir ao trabalho dirigindo seu Fusca azul 1987, tem tido também importante papel na candidatura da Frente Ampla à Presidência.
A Frente Ampla, que elegeu 13 senadores e 41 deputados, obteve maioria em 9 departamentos, enquanto o Partido Nacional, com 10 senadores e 31 deputados, também venceu em 9. O Partido Colorado obteve maioria em apenas um departamento.