Um caminhão lançado contra uma multidão em uma feira de Natal no centro de Berlim, nesta segunda-feira (19) à noite, deixou pelo menos 12 mortos e 48 feridos. O grupo Estado Islâmico reivindicou o ataque, segundo o jornal americano Washington Times.O suposto motorista do caminhão foi preso, e o homem que estava no banco do passageiro morreu, segundo a polícia alemã.
A chanceler Angela Merkel disse que está “de luto”, e a polícia pediu para que os berlinenses não saiam de casa nem divulguem boatos. O presidente francês, François Hollande, expressou sua solidariedade com o povo alemão. “Os franceses compartilham do luto dos alemães face a essa tragédia que abala toda a Europa.”
Cena de caos – O atentado ocorreu em uma feira de Natal próxima à Igreja da Lembrança, que foi deixada em ruínas como um testemunho da Segunda Guerra Mundial. “Eu ouvi um grande barulho e fui até a feira, onde eu vi uma cena de caos, com várias pessoas feridas”, disse Jan Hollitzer, redator do jornal Berliner Morgenpost. “Foi muito traumatizante.”
O Facebook ativou o “safety check”, que permite que os internautas que moram em Berlim possam marcar se estão sãos e salvos. O ataque lembra o atentado de Nice, que deixou 84 mortos em 14 de julho passado, quando um motorista lançou um caminhão sobre a multidão reunida para ver os tradicionais fogos da Festa Nacional na cidade do sul da França. Esse atentado também foi reivindicado pelo grupo Estado Islâmico.