“LEONARDO DA VINCI. A CIÊNCIA ANTES DA CIÊNCIA”: PALESTRA DO PROF. MARCO CREMONA
Visionário, inventor ou cientista moderno? Leonardo da Vinci representa o conhecimento e a experiência, a engenhosidade e a descoberta, a invenção e o pensamento livre e ilimitado que vai além de qualquer fronteira pré-estabelecida. Falar de Da Vinci é, portanto, falar de ciência e inovação. Em 2019, completam-se 500 anos da morte de Leonardo da Vinci, mestre do renascimento e um dos maiores pintores de todos os tempos. A palestra aborda as razões do por que Leonardo da Vinci pode ser considerado um cientista moderno. Apresentaremos as diversas disciplinas nas quais Da Vinci se alicerçou ao longo da sua vida: pintura, anatomia, botânica, engenharia. A pesquisa anatômica de Leonardo, por exemplo, é o ponto de encontro ideal entre ciência e arte. Mostraremos o modo como essas áreas foram abordadas por ele de forma diferente do que era comum à época. Sua postura sempre foi de culto à pesquisa, impulsionada por um processo de observação provocado por uma curiosidade fora do comum.
Marco Cremona
Nasceu em Roma, na Itália, é físico pela Universidade “La Sapienza” di Roma. Doutor pela PUC-Rio, onde é professor associado III do Departamento de Física desde 1999. É pesquisador CNPq 1B e Cientista do Nosso Estado FAPERJ. Proferiu mais de 40 palestras em eventos científicos nacionais e internacionais. É autor de mais de 110 artigos científicos e 5 capítulos de livros. Foi um dos 25 brasileiros convidados a participar do evento Brazil-Day organizado pela Royal Society (London). É pesquisador no campo da Eletrônica orgânica e com propriedades físicas de nanomateriais, filmes finos e superfícies.
Serviço:
“LEONARDO DA VINCI. A CIÊNCIA ANTES DA CIÊNCIA”: PALESTRA DO PROF. MARCO CREMONA
Dia 10 de outubro
Embaixada da Itália em Brasília
17h30
Entrada livre sujeita a lotação – para garantir sua vaga, envie um email confirmando sua presença ao endereço eventos.brasilia@esteri.it colocando como assunto “PALESTRA LEONARDO” (a reserva será realizada automaticamente)
EXPOSIÇÃO “LEONARDO DA VINCI VIVE”
Dando continuidade às comemorações do Aniversário Leonardiano, a Embaixada da Itália em Brasília e a Escola Leonardo Da Vinci convidam o público para a exposição “LEONARDO DA VINCI VIVE”, a ser realizada na Sala Nervi da Embaixada da Itália de 27 de setembro até 1º de novembro.
São 21 protótipos do gênio da Renascença, contruídos em tamanho natural, seis deles inéditos: o Carro Cortador, a Balestra, a Ponte Giratória, o Inclinômetro, o Bate-estaca e a Serra Hidráulica. Estarão expostos também: a Escavadeira de Trincheira, a Catapulta, o Mecanismo de Bater Asas, Parafuso e Porca, os Estudos da Asa, a Máquina Voadora, a Bicicleta, o Câmbio, o Caminhar sobre a àgua, a Grua, o Barco Canhão Giratório, o Barco com Pás, o Anenômetro, a Máquina para Medir a Velocidade do Vento, a Técnica de Assalto.
As peças serão acompanhadas de painéis com reproduções de obras de Leonardo da Vinci, como a “Última Ceia” e a “Mona Lisa”.
Serviço:
Exposição “Leonardo da Vinci Vive”
De 27 de setembro até 1º de novembro
Embaixada da Itália em Brasília SES 807, Lote 30 – Setor de Embaixadas Sul
HORÁRIOS DE VISITAÇÃO*: segunda, quarta e sexta-feira, das 10h às 13h.
*Agendar previamente por email: eventos.brasilia@esteri.it colocando como assunto “Visita exposição Leonardo da Vinci”
ENTRADA GRATUITA
Todas as informações sobre a nossa programação cultural podem ser encontradas no site e nas redes sociais da Embaixada: www.ambbrasilia.esteri.it