Nesta quarta-feira (02/10), dois cidadãos de Brasília receberam das mãos do embaixador do Japão a medalha da Ordem do Sol Nascente, uma homenagem concedida em nome de Sua Majestade, o Imperador do Japão. Os homenageados foram Agostinho Shibata, ex-chefe do Centro de Operações Terrestres da Aeronáutica; e Hermínio Hideo Suguino, ex-presidente da Federação das Associações Nipo-Brasileiras do Centro-Oeste (Feanbra).
A honraria foi entregue pelo embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, em uma cerimônia na Residência Oficial do embaixador, em Brasília. “Gostaria de externar o meu respeito aos dois agraciados e fazer votos de sucesso e felicidade. Parabenizo e agradeço aos condecorados, seus familiares e seus amigos”, ressaltou Yamada.
Fundada em 1875 pelo Imperador Meiji do Japão, a Ordem do Sol Nascente é outorgada àqueles que tiverem realizado feitos notáveis na promoção da cultura japonesa. Esta foi a primeira condecoração realizada na nova era imperial Reiwa, iniciada em maio após a ascensão de Sua Majestade o Imperador do Japão Naruhito.
Filho de imigrantes japoneses nascido em Registro (SP), Agostinho Shibata serviu como Oficial da Segurança Presidencial do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e, em 2007, foi promovido a primeiro Brigadeiro-de-Infantaria da história da Aeronáutica. Após ir para a reserva, Shibata passou a se dedicar ao intercâmbio entre descendentes de japoneses, por meio da promoção de diversos eventos esportivos e culturais.
“A comenda que me é conferida com certeza é a mais importante da minha carreira”, afirmou Shibata ao receber a Ordem do Sol Nascente, de Raios de Ouro e de Prata. “Fico muito alegre em ver que, no aspecto da defesa e da aditância militar, tenho contribuído bastante para estreitar as relações entre as Forças Armadas do Brasil e do Japão, construindo inúmeras oportunidades de intercâmbio nessa área”, reforçou.
A cultura herdada dos antepassados também foi preservada por Hermínio Hideo Suguino, engenheiro agrônomo que recebeu a medalha da Ordem do Sol Nascente, de Raios de Ouro com Roseta. Filho de mãe japonesa e pai descendente de imigrantes, ele atuou na promoção da cultura nipônica por meio do apoio de diversas atividades junto aos jovens nikkeis, de seu trabalho à frente da Feanbra e da organização do Festival do Japão em Brasília.
Suguino atribui aos pais o aprendizado de valores valorizados pela cultura japonesa como a disciplina, a paciência, humildade e o amor pelo trabalho. “Ao receber essa condecoração, vem-me à mente os sacrifícios e dificuldades que meus avós passaram após emigrarem para o Brasil”, lembrou. “Se meus avós e pais pudessem estar aqui hoje, me vendo receber essa condecoração, diriam que vir ao Brasil valeu a pena o esforço”, emocionou-se o homenageado.