Paralelamente à 74ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, foi realizado nesta sexta-feira (27), um encontro entre o Sr. Ahmed Aboul Gheit, Secretário Geral da Liga dos Estados Árabes, e o Sr. Ernesto Araújo, Ministro das Relações Exteriores do Brasil.
Durante a reunião, Aboul Gheit afirmou a consciência do lado árabe sobre a profundidade das relações históricas e dos laços entre ele e o Brasil, o que construiu uma base para desenvolver as relações em todos as áreas. O secretário expressou sua confiança de que o Brasil não tomará nenhuma ação que possa prejudicar as relações do Brasil com o lado árabe, bem como continuará a cumprir a política que adotou por anos de não mudar sua embaixada para Jerusalém e de não manter ações e políticas contrárias ao direito internacional.
Nesse contexto, Aboul Gheit expressou sua satisfação com a afirmação do ministro brasileiro de que as relações de seu país com Israel não prejudicam as relações do Brasil com os países árabes, pois conhecem sua importância, bem como, a relevância do vínculo cultural e civilizacional árabe-brasileiro.